Tubarão-cabeça-de-touro-de-crista

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Nova Gales do Sul, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 10/09/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tubarão-cabeça-de-touro-de-crista

Heterodontus galeatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Heterodontiformes
Família Heterodontidae
Gênero Heterodontus
Nome Científico Heterodontus galeatus(Günther, 1870)
Nome Inglês Crested Bullhead Shark, Crested Hornshark, Crested Port Jackson Shark
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O tubarão-cabeça-de-touro-de-crista é uma espécie de tubarão da família Heterodontidae. Este tubarão pode ser distinguido de outros membros de sua família pelo tamanho grande das cristas acima de seus olhos e pelo seu padrão de cor de grandes manchas escuras.

A cabeça do tubarão-cabeça-de-touro-de-crista é curta e larga, com um focinho que lembra o de um porco. Os olhos estão situados no alto da cabeça e não têm membranas nictitantes. A crista supraorbital acima dos olhos dessa espécie é maior do que em qualquer outro membro de sua família. Os dentes na frente das mandíbulas são pequenos e pontudos, enquanto aqueles na parte de trás das mandíbulas são largos e como molares. As nadadeiras peitorais são grandes e arredondadas, enquanto as nadadeiras pélvicas e anal são menores e mais angulares. A primeira nadadeira dorsal é precedida por um espinho robusto, é moderadamente alta, com uma ponta arredondada a angular. A segunda nadadeira dorsal é parecida com a primeira e é quase tão larga, e está situada entre as nadadeiras pélvicas e anal. Ela também é precedida por um espinho robusto. A nadadeira caudal é larga, com um forte entalhe ventral perto da ponta do lóbulo superior. Os dentículos dérmicos são grandes e ásperos, especialmente nos flancos.

O corpo do tubarão-cabeça-de-touro-de-crista tem uma coloração que varia do cinza ao marrom com grandes manchas escuras. No topo da cabeça, entre as cristas, e abaixo de cada olho também existem manchas escuras. A espécie geralmente atinge 1,2 m de comprimento, mas alguns espécimes podem atingir até 1,5 m de comprimento.

Biologia

O tubarão-cabeça-de-touro-de-crista é uma espécie noturna, de movimento lento, muitas vezes vista posicionando sua cabeça entre rochas em busca de alimento. Ele se alimenta de uma variedade de invertebrados que vivem no fundo do mar, incluindo equinodermes (especialmente ouriços-do-mar das espécies Centrostephanus rodgersii e Heliocidaris erythrogramma), caranguejos, moluscos e pequenos peixes, usando seus grandes molares traseiros para esmagar suas presas.

O tubarão-cabeça-de-touro-de-crista é uma espécie ovípara com um ciclo reprodutivo possivelmente anual. No final do inverno, em julho e agosto, as fêmeas colocam cápsulas de ovos em forma de espiral, que medem cerca de 11 cm de comprimento, anexadas a esponjas-do-mar e algas por gavinhas muito longas (até 2 m de comprimento). As cápsulas geralmente são depositadas a uma profundidade entre 20 e 30 m. Os ovos eclodem após um período de 8 a 9 meses. Os filhotes recém-nascidos têm entre 17 e 22 cm de comprimento e se assemelham aos adultos.

Os machos do tubarão-cabeça-de-touro-de-crista atingem a maturidade sexual com cerca de 60 cm de comprimento. As fêmeas atingem a maturidade sexual com cerca de 70 cm de comprimento.

Habitat

O tubarão-cabeça-de-touro-de-crista é encontrado sobre a plataforma continental da zona interdital a uma profundidade de 93 m, sendo mais comum em águas mais profundas. Ele tem preferência por recifes rochosos, tapetes de algas marinhas e leitos de ervas marinhas.

Distribuição

O tubarão-cabeça-de-touro-de-crista é uma espécie endêmica do Oceano Pacífico Ocidental. Ele ocorre nas águas temperadas mornas ao longo da costa leste da Austrália, desde o Cabo Moreton, em Queensland, até a Baía Batemans, em Nova Gales do Sul.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Crested Bullhead Shark." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 06 Nov 2016. Web. 18 Abr 2017.
  • Australian Museum.
  • Dianne J. Bray, Heterodontus galeatus in Fishes of Australia, acessado em 18 Abr 2017.
  • Kyne, P.M. & Bennett, M.B. 2016. Heterodontus galeatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T41824A68625634. Acessado em 18 Abr 2017.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.