Saltador-da-lama-delgado

Fotografia por Klaus Stiefel, CC BY-NC

Local da foto: Visayas Central, Filipinas

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 05/05/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saltador-da-lama-delgado

Periophthalmus gracilis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Gobiidae
Gênero Periophthalmus
Nome Científico Periophthalmus gracilisEggert, 1935
Nome Inglês Slender Mudskipper, Graceful Mudskipper
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O saltador-da-lama-delgado é uma espécie de peixe da família Gobiidae, a família dos góbios.

O saltador-da-lama-delgado é um peixe bem camuflado. A cor de fundo do corpo dorsalmente e lateralmente é cinza, ventralmente branca, com manchas brancas irregulares no lado ventral da cabeça e listras verticais azuladas iridescentes nos flancos, entre 5 e 7 barras diagonais e irregulares marrom-escuras no dorso parecidas com selas.

Em machos maduros, a primeira nadadeira dorsal tem fundo transparente, com uma listra inframarginal acinzentada fraca, medialmente amarela, e uma grande mancha preta posteriormente cobrindo os últimos 3-4 espinhos. Em alguns espécimes, pontos pretos podem estar presentes entre os espinhos. A segunda nadadeira dorsal tem um fundo transparente, pontos cinzentos na membrana proximal e uma listra escura medial. A membrana das nadadeiras peitorais e caudal é transparente, com uma série de manchas escuras nos raios.

O saltador-da-lama-delgado é uma das menores espécies de saltadores-da-lama, crescendo até 4,5 cm de comprimento.

Biologia

Os saltadores-da-lama têm mexido com a imaginação científica e popular desde o século 17 por causa das suas extraordinárias adaptações para um estilo de vida anfíbia. Os cientistas ficam particularmente impressionados com os seus olhos grandes e móveis, e muitos nomes científicos dos saltadores-da-lama têm referência a essas maravilhosas estruturas. Por exemplo, o gênero do saltador-da-lama-delgado, Periophthalmus, recebe esse nome por causa da posição dos olhos (como de uma rã) de todas as espécies desse gênero, que permite uma excelente visão ao redor - peri significa "ao redor" e ophtalmos significa "olho".

O saltador-da-lama-delgado, assim como todas as espécies de saltadores-da-lama, passa muito tempo em terra, por isso ele precisa ser capaz de respirar ar atmosférico. Como as rãs e salamandras, ele tem uma rica rede de capilares somente sob sua pele que permite que o oxigênio se difunda para o sangue e o dióxido de carbono saia. Esse tipo de respiração é conhecido como respiração cutânea. Um muco especial protege a pele e minimiza a perda de água. Junto com a respiração cutânea pela pele do corpo, quando o saltador-da-lama está fora da água ele também respira principalmente pela boca e garganta, que são amplas, úmidas e forradas com capilares, mais ou menos como um pulmão.

Os saltadores-da-lama enxergam bem fora da água, mas são míopes sob a linha da água. Quando estão em terra, seus olhos podem ser retraídos e umedecidos nos copos dérmicos cheios de fluído abaixo das órbitas. Isso torna os saltadores-da-lama os únicos peixes no mundo capazes de piscar!

Como muitos góbios, os saltadores-da-lama são escavadores eficientes. Eles cavam tocas profundas em substratos macios, e buscam refúgio em suas tocas de predadores e de condições ambientais extremas, como o frio, por exemplo. As tocas também são importantes para a reprodução, pois os ovos são colocados dentro da toca e são protegidos pelo macho. Levando em conta que os saltadores-da-lama não são muito bons para respirar debaixo d'água, por muitos anos não se sabia como eles conseguiam permanecer em suas tocas cheias de água por longos períodos enquanto incubavam seus ovos ou quando se abrigavam durante a maré alta. Na verdade, a água dentro da toca tem níveis extremamente baixos de oxigênio. Finalmente foi descoberto que os saltadores-da-lama engolem ar e depois o levam para as suas tocas, onde o ar é liberado em câmaras especiais. Esse comportamento provavelmente é especialmente importante para o desenvolvimento adequado dos ovos, pois geralmente eles são colocados no teto da mesma câmara. Assim, além de proteger os ovos, o macho do saltador-da-lama também garante que os ovos em desenvolvimento sejam mantidos em um ambiente úmido e rico em oxigênio.

O saltador-da-lama-delgado é um carnívoro oportunista que se alimenta de pequenos crustáceos e insetos.

Habitat

O saltador-da-lama-delgado vive dentro de florestas de mangue, em níveis mais altos, alcançado por marés apenas intermitentemente. Ele é encontrado com frequência ao redor de piscinas de maré ou nas aberturas de tocas feitas pelo saltador-da-lama-gigante (Periophthalmodon schlosseri).

Distribuição

O saltador-da-lama-delgado ocorre na região do Indo-Pacífico, de Sumatra até as Filipinas e Queensland, na Austrália.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Periophthalmus gracilis." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Jan. 2015. Web. 8 Apr. 2017.
  • WetWebMedia.
  • Mudskipper.it

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.