Saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande

Fotografia por WK Cheng, CC BY-NC

Local da foto: Província de Guangdong, China

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande

Boleophthalmus pectinirostris
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Gobiidae
Gênero Boleophthalmus
Nome Científico Boleophthalmus pectinirostris(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Great Blue-spotted Mudskipper
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande é uma espécie de peixe completamente anfíbio da família dos góbios, Gobiidae.

A cor do corpo do saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande é cinza-esverdeada. A cabeça é coberta por numerosos pontos pequenos de cor azul pálida, tornando-se maiores e mais dispersos nos flancos e no dorso. Nos flancos e na base da nadadeira caudal, acima da linha lateral média, existem 7 manchas escuras. A primeira nadadeira dorsal tem uma coloração que varia da esverdeada a cinza-escura com numerosos pontos de cor azul-celeste. A segunda nadadeira dorsal é cinza-esverdeada com colunas de 3 a 8 pontos de cor azul-celeste entre os raios. A cor da nadadeira caudal varia da cinza-esverdeada a cinza-escura com qualquer série de pontos azuis ou manchas alongadas na membrana inter-radial. A nadadeira anal tem uma coloração que varia da avermelhada a cinza-escura, distalmente escura a hialina. A fêmea tem os espinhos da primeira nadadeira dorsal mais alongados do que o macho.

O gênero Boleophthalmus é caracterizado pela epiderme muito espessa da cabeça e do dorso, coberta por papilas dérmicas, e por uma parte retangular de cartilagem abrangendo a largura da cintura pélvica.

O saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande pode crescer até 20 cm de comprimento.

Biologia

Um herbívoro bentônico, o saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande forrageia na superfície da lama durante a maré baixa. Sua dieta é composta de microalgas que são raspadas da superfície da lama com movimentos lado a lado da cabeça, depois peneirando a mistura de lama e algas em poças rasas.

Comparado com os góbios totalmente aquáticos, o saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande apresenta uma série de adaptações comportamentais e fisiológicas para um estilo de vida anfíbia. Estas incluem:

  • Adaptações anatômicas e comportamentais que permitem ao peixe se locomover de forma efetiva em terra e na água - como seu nome sugere, esse peixe usa suas nadadeiras para se locomover com uma série de saltos. Ele também pode virar seu corpo muscular e se catapultar até 60 cm no ar.
  • Capacidade de respirar através da pele e do revestimento da sua boca (mucosa) e da garganta (faringe) - isso só é possível quando o animal está molhado, limitando-o a habitats úmidos e exigindo que ele se mantenha úmido. Esse modo de respirar, semelhante ao dos anfíbios, é conhecido como respiração de ar cutânea. Outra adaptação importante que ajuda esse peixe respirar enquanto está fora da água é a sua câmara branquial ampliada, onde ele mantém uma bolha de ar. Essa câmara se fecha firmemente quando o peixe está fora da água, mantendo as guelras úmidas e permitindo que elas funcionem. Ela atua como cilindros de ar de mergulhadores, e também fornece oxigênio para respiração enquanto está em terra.
  • Capacidade de cavar tocas - cavar tocas profundas em sedimentos moles permite ao peixe se termorregular, evita predadores marinhos durante a maré alta enquanto o peixe e a toca estão submersos, e permite ao peixe colocar seus ovos.

Mesmo quando a toca está submersa, um saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande mantém uma bolsa de ar no seu interior, o que lhe permite respirar em condições de concentração muito baixa de oxigênio. Quando está fora da água, é muito ativo, alimentando-se e interagindo com outros espécimes, por exemplo, para defender território e cortejar potenciais parceiros.

Habitat

O saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande vive em águas salobras de estuários e zonas de marés de água doce, ocorrendo com frequência em mangues e lodaçais.

Distribuição

O saltador-da-lama-de-manchas-azuis-grande ocorre na região noroeste do Oceano Pacífico. É encontrado na China, Península Coreana, Japão e Taiwan.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Mudskipper." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Nov 2017. Web. 9 Dez 2017.
  • MudSkipper.it
  • Masuda, H., K. Amaoka, C. Araga, T. Uyeno and T. Yoshino, 1984. The fishes of the Japanese Archipelago. Vol. 1. Tokai University Press, Tokyo, Japan. 437 p. (text). (Ref. 559).

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.