Piranha-vermelha

Fotografia por Jonas Hansel, CC BY-NC-SA

 Canon EOS 350D DIGITAL (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/50s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 09/05/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Piranha-vermelha

Pygocentrus nattereri
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Characiformes
Família Serrasalmidae
Gênero Pygocentrus
Nome Científico Pygocentrus nattereriKner, 1858
Nome Inglês Red-bellied Piranha, Red Piranha
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A piranha-vermelha é uma espécie de peixe de água doce da família Serrasalmidae. Muitas vezes temida por causa de seus ataques agressivos e frenéticos, a piranha-vermelha tem uma reputação de um predador voraz, com dentes afiados e apetite insaciável.

Embora seja extremamente variável na aparência, a piranha-vermelha tem esse nome por causa da característica barriga vermelha, que pode ser de um vermelho mais intenso e profundo nos machos, enquanto o resto do corpo geralmente é cinzento com escamas salpicadas prateadas, às vezes, marrom cremoso nos lados. Manchas escuras muitas vezes são aparentes atrás das brânquias e a nadadeira anal geralmente é preta na base, enquanto as nadadeiras peitorais e pélvicas variam do vermelho ao laranja. A piranha-vermelha também tem uma cabeça cinza-escura que é laranja/vermelha na parte inferior, e olhos salpicados de vermelho e prateado.

A piranha-vermelha pode crescer até um comprimento máximo de 33 cm e pesar até 3,5 kg.

Biologia

Apesar de ser retratada com frequência como um predador perigoso e imprevisível, a piranha-vermelha se alimenta principalmente de peixes, insetos e invertebrados aquáticos, tais como moluscos e crustáceos. Ela também pode se alimentar de qualquer pequeno animal terrestre que encontrar, assim como frutas, sementes, algas e plantas aquáticas. Os dentes afiados e triangulares fazem da piranha-vermelha um animal extremamente eficiente ao abocanhar o alimento, e a disposição da sua poderosa mandíbula e focinho dão ao peixe a capacidade de atacar e morder com uma força extraordinária.

A piranha-vermelha vive em cardumes, apesar de não apresentar um comportamento de caça em grupo. Ocasionalmente, a piranha-vermelha entra em um "frenesi alimentar", onde cardumes de piranhas atacam uma presa e a devoram em poucos minutos. Esse comportamento particular contribui para a reputação da piranha-vermelha, mas os "frenesis" geralmente não são ataques aleatórios, mas sim o resultado de provocação ou fome.

A reprodução da piranha-vermelha ocorre durante a estação chuvosa, geralmente com um pico ao longo de um período de dois meses, que pode variar dependendo da localização. A fêmea coloca cerca de 5.000 ovos sobre a vegetação recém-submersa, muitas vezes em um ninho com formato de taça construído pelo macho.

Habitat

A piranha-vermelha geralmente é encontrada em rios de água branca e em alguns riachos e lagos. Em algumas áreas, a piranha-vermelha também pode habitar florestas inundadas (tais como aquelas encontradas em toda a Amazônia brasileira).

Distribuição

Amplamente distribuída por todo o continente sul-americano, a piranha-vermelha é encontrada em rios de água doce tropicais na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Red-Bellied Piranha." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 10 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Red-Bellied Piranha fact file on ARKive.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.