Peixe-unicórnio-de-vlaming

Fotografia por Pattfwi, CC BY-SA

 Canon EOS 5D (Canon)
Distância Focal: 40mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 500
Data em que a foto foi tirada: 26/05/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-unicórnio-de-vlaming

Naso vlamingii
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Acanthuridae
Gênero Naso
Nome Científico Naso vlamingii(Valenciennes, 1835)
Nome Inglês Vlaming's Unicornfish, Bignose Unicornfish, Big-nose Unicorn, Scibbled Unicornfish, Bignose Unicorn, Zebra Unicornfish
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

O peixe-unicórnio-de-vlaming é uma espécie de peixe marinho da família Acanthuridae, a mesma família dos peixes-cirurgiões. Os peixes-unicórnios recebem esse nome por causa da protuberância rostral, uma extensão do focinho presente em algumas das cerca de 20 espécies existentes.

Como outras espécies do gênero Naso, o peixe-unicórnio-de-vlaming tem um formato de corpo alongado com um pedúnculo caudal estreito. A testa de um peixe adulto forma uma protuberância arredondada bulbosa, uma espécie de chifre, que é muito menor do que em outras espécies de peixes-unicórnios. Ele também tem as nadadeiras dorsal e anal muito altas.

O peixe-unicórnio-de-vlaming tem uma coloração amarela/marrom com faixas finas irregulares de cor azul ao longo dos flancos, e pequenos pontos azuis acima e abaixo das faixas e na cabeça, uma faixa azul larga antes dos olhos, lábios azuis, nadadeiras dorsal e anal de cor amarela/marrom com finas margens azuis, cauda escura com a borda traseira amarela. É um membro relativamente grande da família Acanthuridae, atingindo facilmente 60 cm de comprimento.

Biologia

O peixe-unicórnio-de-vlaming é principalmente carnívoro quando atinge a idade adulta. Na natureza, essa espécie percorre grandes áreas de recifes íngremes, sendo que os juvenis escolhem algas anexadas aos recifes, enquanto os adultos geralmente são encontrados alimentando-se de zooplâncton em águas abertas. Essa espécie é herbívora quando juvenil, onívora quando subadulta e carnívora quando adulta, alimentando-se de zooplâncton, camarões maiores e vermes de todos os tipos.

O peixe-unicórnio-de-vlaming não só se torna mais bonito à medida que cresce, mas tem a capacidade de mudar rapidamente e drasticamente sua cor, de pálida ao brilhante, até mais escura, dependendo do seu humor e do ambiente. Na natureza, essa espécie tem uma coloração azulada/ardósia mais moderada quando está nadando em oceano aberto, tornando-se mais escura quando se aproxima de recifes e mais clara quando se aproxima de uma estação de limpeza. Ao tentar impressionar uma fêmea ou indicar raiva/dominância, o macho parece piscar com manchas e faixas azuis metálicas brilhantes.

As espécies do gênero Naso são peixes bastante calmos e discretos, mas o peixe-unicórnio-de-vlaming é o mais agressivo desse pacífico grupo de peixes.

O peixe-unicórnio-de-vlaming desova em pares em águas abertas. O macho pode mudar a cor de parte de seu corpo para uma coloração brilhante para cortejar uma fêmea. O casal sobe à superfície para liberar seus gametas. Os ovos são pelágicos com uma fase larval prolongada, o que provavelmente representa a grande distribuição dessa espécie.

Habitat

O peixe-unicórnio-de-vlaming habita lagoas profundas e recifes de coral marítimos. É encontrado com frequência formando cardumes em profundidades de até 50 m.

Distribuição

O peixe-unicórnio-de-vlaming é uma espécie de ampla distribuição no Indo-Pacífico. Ele ocorre do leste da África até a Polinésia Francesa e Havaí, de norte a sul do Japão, e ao sul até a Grande Barreira de Corais e Nova Caledônia. No Pacífico Leste, essa espécie só é encontrada nas Ilhas Galápagos.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Naso vlamingii." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 May. 2015. Web. 8 Apr. 2017.
  • Dominici-Arosemena, A., Molina, H., Robertson, R. & Smith-Vaniz, B. 2012. Naso vlamingii. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T155120A17758523.
  • Animal-World.
  • Valenciennes, A. in Cuvier & Valenciennes. 2015. "Naso vlamingii." Encyclopedia of Life, Accessed 08 Apr 2017.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.