Peixe-sapo-pintado

Fotografia por Chickenvsdog, CC BY-NC

Local da foto: Tulamben, Bali, Indonésia

 E-PL5 (OLYMPUS IMAGING CORP.)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/10.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 27/12/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-sapo-pintado

Antennarius pictus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Lophiiformes
Família Antennariidae
Gênero Antennarius
Nome Científico Antennarius pictus(Shaw, 1794)
Nome Inglês Painted Frogfish, Spotted Frogfish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-sapo-pintado é uma espécie de peixe marinho que pertence à família Antennariidae.

O peixe-sapo-pintado cresce até 30 cm de comprimento. Como outros membros da sua família, tem um corpo expansível e globuloso com uma pele macia e coberta de pequenas espículas dérmicas. Sua pele é parcialmente coberta com pequenas protuberâncias parecidas com verrugas, algumas manchas com formato variável parecidas com cicatrizes e muitos pontos pequenos (ocelos) que se parecem com buracos de esponja. Sua grande boca prognata lhe permite consumir presas do seu próprio tamanho.

A coloração do peixe-sapo-pintado é extremamente variável porque ele sempre tem uma tendência a adotar as cores do ambiente em que ele vive. O peixe-sapo tem a capacidade de mudar a sua coloração e pigmento padrão em poucas semanas. No entanto, a coloração dominante vai do branco ao preto, passando por uma grande variação de tons relacionados, tais como creme, rosa, amarelo, vermelho e marrom, geralmente com as manchas circulares dos olhos mais escuras do que a cor de fundo. Alguns espécimes podem ser facilmente confundidos com o peixe-sapo-palhaço (Antennarius maculatus). As seguintes características podem ajudar a separar as duas espécies: o peixe-sapo-palhaço tem bordas vermelhas ou laranjas em todas as nadadeiras e, às vezes, numerosas verrugas na pele e poucos ou nenhum ocelo; o peixe-sapo-pintado tem três pontos oculares em sua nadadeira caudal. Os jovens podem ter uma cor de fundo escura com pequenas manchas amarelas.

O primeiro espinho dorsal do peixe-sapo-pintado (chamada de illicium) é modificado, e é usado como uma vara de pesca. Sua extremidade é dotada de uma característica "isca" que parece um pequeno peixe com uma coloração rosada acastanhada. O illicium é o dobro do comprimento do segundo espinho dorsal. O segundo espinho dorsal é praticamente reto, e é móvel, e o terceiro é inclinado em direção a parte traseira do corpo; ambos são ligados à cabeça através de membranas. Eles são bem separados uns dos outros e da nadadeira dorsal.

As nadadeiras peitorais são inclinadas e, com as nadadeiras pélvicas, ajudam a movimentar o peixe-sapo no fundo do mar e a manter uma posição estável para emboscada.

Biologia

Como todos os peixes-sapo, o peixe-sapo-pintado é um carnívoro voraz que pode atacar pequenos animais que passam dentro da sua área de ataque, principalmente peixes, mas eventualmente, até mesmo seus congêneres. Suas presas podem ter quase o seu próprio tamanho.

Como outros membros da sua família, o peixe-sapo-pintado tem um estilo de vida bentônico e solitário. Estes peixes se reúnem durante a época de acasalamento, mas não toleram uns aos outros depois do ato da fecundação. O macho pode matar ou até mesmo comer a fêmea se ela permanecer por perto.

Habitat

O peixe-sapo-pintado tem como habitat os recifes abrigados rasos, lagoas rasas e áreas arenosas. Ele é encontrado em uma variedade de habitats, de áreas arenosas com cobertura de esponjas e algas até recifes de coral. Ele gosta de viver sobre ou perto de esponjas coloridas e ajusta a coloração da sua pele para coincidir com o ambiente ao redor. Ele pode ser encontrado em profundidades de até 75 m, com uma ocorrência média de 15 m.

Distribuição

O peixe-sapo-pintado ocorre em águas tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico. Ele ocorre no Mar Vermelho, do leste da África até o Havaí, e do sul do Japão até a Austrália.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Painted Frogfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 10 May. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • FrogFish.ch

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.