Peixe-sapo-de-commerson

Fotografia por Peter Liu Photography, CC BY-NC-ND

Local da foto: Ilha Havaí

 NIKON D100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 24mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 14/06/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-sapo-de-commerson

Antennarius commersoni
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Lophiiformes
Família Antennariidae
Gênero Antennarius
Nome Científico Antennarius commersoni(Lacepède, 1798)
Nome Inglês Commerson's Frogfish, Giant Frogfish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-sapo-de-commerson, conhecido também como peixe-sapo-gigante, é um peixe marinho da família Antennariidae.

Crescendo até 38 cm, o peixe-sapo-de-commerson é uma das maiores espécies de peixe-sapo, e como outros membros da sua família, tem um corpo globular e expansível. A pele macia é coberta com pequenas espículas dérmicas. Sua pele é parcialmente coberta com algumas pequenas protuberâncias parecidas com verrugas, algumas manchas como cicatrizes com formatos variáveis, e alguns pontos oculares pequenos (ocelos) que lembram buracos em uma esponja. Sua grande boca é prognata, permitindo consumir presas tão grandes quanto a si mesmo. Sua coloração é extremamente variável, pois ele tende a combinar com seus ambientes, sendo um mestre da camuflagem.

O peixe-sapo-de-commerson pode, com o tempo, mudar sua cor e textura para se camuflar em diferentes ambientes. No entanto, a coloração dominante vai do cinza ao preto, passando por uma grande variedade de tons relacionados, tais como creme, rosa, amarelo, vermelho e marrom, e também geralmente com pontos ou manchas oculares circulares mais escuras do que o fundo.

O primeiro espinho dorsal do peixe-sapo-de-commerson é modificado para ser usado como uma vara de pesca. Sua extremidade é dotada de uma característica "isca", que se assemelha a um pequeno peixe ou camarão com uma coloração que varia do rosado ao acastanhado. O primeiro espinho dorsal é duas vezes o comprimento do segundo espinho dorsal e muitas vezes tem faixas escuras. O segundo espinho dorsal é praticamente linear e é móvel, o terceiro é inclinado para trás do corpo, e ambos são ligados à cabeça por membranas. Eles são bem separados uns dos outros e também da nadadeira dorsal.

As nadadeiras peitorais são inclinadas e as nadadeiras pélvicas ajudam o peixe-sapo a se movimentar no fundo do mar e manter uma posição estável para emboscada.

Biologia

Como todos os peixes-sapos, o peixe-sapo-de-commerson é um carnívoro voraz que ataca qualquer animal pequeno que passar dentro do seu alcance, principalmente outros peixes e, às vezes, até peixes da sua própria espécie. Geralmente ele se "senta" em um local adequado e, perfeitamente camuflado, fica à espreita de alguma presa. Quando a presa se aproxima perto o suficiente, ele abre a sua grande boca criando um vácuo que suga a presa para dentro. O ataque dura apenas seis milésimos de segundo. Ele também pode expandir sua boca e estômago grande o suficiente para engolir presas muito maiores do que ele.

O peixe-sapo-de-commerson tem um estilo de vida solitária e principalmente bentônica - ele tende a se sentar em uma superfície sólida ao invés de nadar, e pode se agachar ou "caminhar" usando suas nadadeiras modificadas como pernas.

Estes peixes se reúnem durante a época de acasalamento, mas não toleram uns aos outros depois do ato da fecundação. O macho pode matar ou até mesmo comer a fêmea se ela permanecer por perto.

Habitat

O peixe-sapo-de-commerson é encontrado em lagoas, recifes rochosos abrigados e recifes de coral. Geralmente está associado com grandes esponjas-do-mar, em profundidades abaixo de 70 m, sendo mais comum a uma profundidade média de 20 m.

Distribuição

O peixe-sapo-de-commerson vive nas águas tropicais e subtropicais do Oceano Índico até a costa leste do Oceano Pacífico e Mar Vermelho.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Commerson's Frogfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Sep. 2015. Web. 5 Apr. 2017.
  • Blue Zoo.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.