Peixe-porco-real

Copyright © André de Molenaar, Bonaire Reef

Local da foto: Recife de Bonaire, Caribe

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-porco-real

Balistes vetula
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Tetraodontiformes
Família Balistidae
Gênero Balistes
Nome Científico Balistes vetulaLinnaeus, 1758
Nome Inglês Queen Triggerfish
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2015)

Descrição

O peixe-porco-real, conhecido também como cangulo-real, é uma espécie de peixe marinho da família Balistidae, uma família de peixes coloridos composta de aproximadamente 40 espécies.

O peixe-porco-real tem uma coloração distinta, exuberante e variável que vai do esverdeado ao cinza azulado ao longo do seu dorso, amarelo alaranjado na parte inferior da cabeça e abdômen, com duas faixas diagonais azuis brilhantes e curvadas que se estendem do focinho para baixo e na frente das nadadeiras peitorais. A faixa inferior é contínua com um anel azul ao redor dos lábios. Existe também uma faixa azul larga no pedúnculo caudal e faixas submarginais azuis nas nadadeiras medianas. A coloração do peixe-porco-real pode ser clara ou escura, dependendo do humor do peixe. Os olhos, que estão situados no alto da cabeça, são capazes de se mover de forma independente um do outro, e a boca pequena tem dentes grandes e fortes.

O peixe-porco-real pode chegar aos 60 cm de comprimento total, embora a maioria dos espécimes têm apenas metade desse comprimento.

Biologia

O peixe-porco-real é encontrado com frequência à deriva próximo ao fundo, onde se alimenta durante o dia de uma série de moluscos, crustáceos e equinodermos. As fortes mandíbulas e longos dentes permitem ao peixe morder com facilidade as partes rígidas do corpo dessas criaturas marinhas. Ele é um animal especializado em se alimentar de ouriços-do-mar-de-espinhos-longos (Diadema antillarium), e evoluiu uma forma habilidosa de abordar essa presa espinhosa - ele "sopra" água por baixo do ouriço-do-mar para virá-lo, expondo a parte do ouriço-do-mar onde os espinhos estão mais curtos.

O peixe-porco-real macho estabelece um território de aproximadamente 10 m de diâmetro, atraindo várias fêmeas. O ninho é construído na areia, movimentando rapidamente as nadadeiras ou criando uma corrente ao soprar água com a boca perto do fundo para criar cavidades de areia. Os ovos são colocados nessas cavidades depois de um ritual de acasalamento que é pouco conhecido. O casal defende ferozmente o ninho de ovos fertilizados, até mesmo mordendo mergulhadores que se aproximam muito perto. Quando os ovos eclodem, os jovens se dispersam nas correntes de água. A reprodução ocorre durante todo o ano, com pico no outono e novamente no inverno.

Quando adulto, o peixe-porco-real se protege com o espinho ereto situado em seu dorso. Se ameaçado, o peixe recua em uma fenda no recife, o espinho em seu dorso bloqueia em uma posição, e o predador é incapaz de retirar o peixe de seu abrigo. O peixe-porco-real é predado por peixes de recife maiores, incluindo garoupas e tubarões. Visitantes de recife ocasionais, como o atum e o marlim, também podem se alimentar dessa espécie.

O peixe-porco-real atinge a maturidade entre 23 e 27 cm de comprimento e pode viver pelo menos 7 anos e, possivelmente, até os 13 anos.

Habitat

O peixe-porco-real habita recifes de coral, recifes rochosos e áreas arenosas nas proximidades, desde águas rasas até profundidades de 50 m, mas pode ser encontrado também em profundidades de até 275 m.

Distribuição

O peixe-porco-real ocorre no Oceano Atlântico, desde as Bermudas e norte do Golfo do México, ao sul até o Brasil, e a leste até a Ilha de Ascensão e no Atlântico Oriental.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Balistes vetula." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 25 Dec. 2016. Web. 7 Apr. 2017.
  • Queen Triggerfish fact file on ARKive.
  • Florida Museum of Natural History (FLMNH).
  • Liu, J., Zapfe, G., Shao, K.-T., Leis, J.L., Matsuura, K., Hardy, G., Liu, M. & Tyler, J. 2015. Balistes vetula. (errata version published in 2016) The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T2539A97664057.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.