Peixe-papagaio-gigante

Fotografia por Klaus Stiefel, CC BY-NC

Local da foto: Bali, Indonésia

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 33mm  •  Abertura: f/11.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 04/11/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-papagaio-gigante

Bolbometopon muricatum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Scaridae
Gênero Bolbometopon
Nome Científico Bolbometopon muricatum(Valenciennes, 1840)
Nome Inglês Green Humphead Parrotfish, Giant Parrotfish, Bumphead Parrotfish, Humphead Parrotfish, Double-headed Parrotfish, Buffalo Parrotfish
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2012)

Descrição

O peixe-papagaio-gigante é uma espécie de peixe marinho da família Scaridae.

A maior de todas as espécies de peixe-papagaio, o peixe-papagaio-gigante pode crescer até 1,3 m de comprimento e pesar até 46 kg. Sua cor varia entre verde-oliva, verde-azulada até o cinza-ardósia, e sua cabeça tem uma coloração amarelada ao rosa. Sua característica mais distinta é o bulbo proeminente que se desenvolve na cabeça dos adultos. Os peixes jovens não têm esta protuberância na cabeça e a sua cor também é ligeiramente diferente, sendo verde ou marrom com cinco linhas verticais de pequenas manchas esbranquiçadas.

O peixe-papagaio-gigante recebe esse nome por causa dos seus dentes peculiares, que são expostos e fundidos em um bico como o de um papagaio.

Biologia

O peixe-papagaio-gigante é uma animal social e sempre encontrado em pequenos cardumes, às vezes, consistindo de até 75 indivíduos. Sua dieta é composta de algas e corais vivos que crescem no fundo do oceano e ele usa a sua cabeça bulbosa para bater no coral e quebrá-lo em partes menores e mais facilmente digeríveis. Seu dente frontal, que parece um bico, e seus dentes faríngeos na parte de trás da garganta trituram o alimento, reduzindo o duro coral a uma pasta. Como consequência, um peixe-papagaio-gigante adulto, que é estimado consumir entre cinco e seis toneladas de coral a cada ano, produz quantidades substanciais de sedimentos e influencia a estrutura dos recifes de coral, desempenhando assim, um papel importante no ecossistema de recife de coral.

Os peixes desta espécie se reúnem para a desova em um determinado momento a cada mês, geralmente na época da lua cheia, em corredores e canais de recife. A desova geralmente ocorre no início da manhã, quando as fêmeas liberam os ovos para que sejam fertilizados na água pelo esperma liberado pelo macho. Estas grandes agregações de desova podem numerar cerca de 100 indivíduos. Grandes grupos de peixes-papagaio-gigante também são encontrados quando eles estão dormindo. Estes grandes peixes são animais de vida longa e podem viver até uma idade de pelo menos 40 anos.

Habitat

Este peixe de recifes de coral habita recifes de barreira e recifes de franja, em profundidades que variam entre 1 e 30 m. Enquanto os peixes adultos são encontrados com mais frequência em lagoas externas e recifes em direção ao mar, os jovens são encontrados com mais frequência dentro de lagos, em leitos de algas marinhas. Durante a noite o peixe-papagaio-gigante pode ser encontrado descansando em cavernas ou em áreas arenosas planas de lagoas rasas.

Distribuição

O peixe-papagaio-gigante ocorre em recifes tropicais e subtropicais na região central e oeste do Oceano Pacífico, Oceano Índico e Mar Vermelho.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Green Humphead Parrotfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 08 Nov 2016. Web. 06 Abr 2017.
  • Humphead Parrotfish fact file on ARKive.
  • Chan, T., Sadovy, Y. & Donaldson, T.J. 2012. Bolbometopon muricatum. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T63571A17894276.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.