Peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos

Fotografia por Derek Keats, CC BY

Local da foto: Baía de Sodwana, África do Sul

 Canon PowerShot G12 (Canon)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 20/08/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos

Scarus rubroviolaceus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Scaridae
Gênero Scarus
Nome Científico Scarus rubroviolaceusBleeker, 1847
Nome Inglês Red-lipped Parrotfish, Ember Parrotfish, Black Vein Parrotfish, Black-veined Parrotfish, Black-veined Red Parrotfish
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

O peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos é uma das várias espécies de peixe-papagaio da família Scaridae, uma família de peixes marinhos tropicais.

O peixe-papagaio recebe esse nome por causa da sua dentição. Seus numerosos dentes estão dispostos sobre a superfície externa dos ossos da mandíbula, formando um bico parecido com o bico de um papagaio, usado para raspar algas de corais e outros substratos (que contribui para o processo de bioerosão).

O peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos tem um corpo alongado com uma cabeça angular contundente, mandíbulas expostas e uma cauda com as extremidades bastante alongadas. Esta espécie apresenta um padrão bicolor. Os machos têm coloração verde-azulada com amarelo nas laterais e faixas azuis abaixo da boca. As fêmeas têm uma cabeça avermelhada e nadadeiras com manchas escuras sobre um fundo claro na maior parte do corpo. Os jovens são marrons/esverdeados com pontos e listras brancas, e extremidades escuras. Esta espécie pode atingir até 70 cm de comprimento.

Biologia

Embora seja considerado um herbívoro, o peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos se alimenta de uma ampla variedade de organismos de recifes, e ele não é necessariamente vegetariano.

Algumas espécies de peixe-papagaio incluem coral em sua dieta. Suas atividades de alimentação são importantes para a produção e distribuição da areia de coral no bioma de recife, e pode evitar que as algas sufoquem o coral. Os dentes crescem continuamente substituindo os dentes desgastados pela alimentação. Seus dentes faríngeos (na garganta) moem o coral e algas coralinas que o animal ingere durante a alimentação. Depois de ingerir porções comestíveis de rocha, ele a excreta como areia, ajudando a criar pequenas ilhas e as praias de areia do Caribe, por exemplo. Um peixe-papagaio pode produzir 90 kg de areia por ano.

O desenvolvimento do peixe-papagaio é complexo e acompanhado por uma série de alterações de cor (policromia). Quase todas as espécies são hermafroditas sequenciais, começando como fêmeas (conhecida como a fase inicial) e, em seguida, mudando para machos (a fase terminal). No entanto, em muitas espécies, um número de indivíduos se desenvolvem diretamente como machos (ou seja, eles não começam como fêmeas). Estes machos que se desenvolvem diretamente, geralmente se assemelham mais a fase inicial e muitas vezes exibem uma estratégia de acasalamento diferente da estratégia dos machos na fase terminal da mesma espécie. Em algumas espécies, algumas fêmeas não mudam de sexo, e as que mudam, mudam de fêmeas para machos enquanto ainda imaturas (ou seja, as fêmeas reprodutivas não mudam de sexo).

O peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos pode ser encontrado sozinho ou em pares, mas também pode formar densos cardumes com cerca de 300 a 400 indivíduos. É uma espécie de crescimento rápido e pode viver até 15 anos.

Habitat

O peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos ocorre em áreas rochosas sem recifes e em recifes de coral. Estende-se para partes mais profundas do recife até 36 m.

Distribuição

O peixe-papagaio-de-lábios-vermelhos é encontrado desde a costa leste da África até as Ilhas do Havaí, Ilhas Equatorianas, Polinésia Francesa; ao norte até as Ilhas Ryukyu e Ogasawara, no Japão; ao sul até a Austrália e Nova Caledônia. Ele também ocorre no leste do Pacífico tropical.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ember Parrotfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 04 Jun 2016. Web. 06 Abr 2017.
  • Choat, J.H., Myers, R., Clements, K.D., Russell, B., Rocha, L.A., Lazuardi, M.E., Muljadi, A., Pardede, S. & Rahardjo, P. 2012. Scarus rubroviolaceus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T190731A17781477.
  • The South African Association for Marine Biological Research (SAAMBR).

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.