Peixe-palhaço-vermelho-e-preto

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Palau

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/14.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 250
Data em que a foto foi tirada: 27/02/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-vermelho-e-preto

Amphiprion melanopus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion melanopusBleeker, 1852
Nome Inglês Red and Black Clownfish, Black-backed Clownfish, Dusky Clownfish, Fire Clownfish, Cinnamon Clownfish, Red and Black Anemonefish, Black-backed Anemonefish, Dusky Anemonefish, Fire Anemonefish, Cinnamon Anemonefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-palhaço-vermelho-e-preto, conhecido também como peixe-palhaço-de-dorso-preto e peixe-palhaço-canela, é uma espécie de peixe marinho da família Pomacentridae. O nome científico do peixe-palhaço-vermelho-e-preto "melanopus" é grego e significa "pés pretos" em referência às nadadeiras pélvicas pretas. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

A cor do peixe-palhaço-vermelho-e-preto varia da vermelho-escura a laranja no peito e no ventre, e boa parte dos lados do seu corpo é preta. Os jovens e adultos têm uma faixa branca na cabeça, que é larga e começa atrás do olho, o qual pode ter uma tonalidade azul. As nadadeiras dorsal e caudal têm uma cor mais clara do que o resto do peixe e às vezes pode ter uma cor canela. As nadadeiras pélvicas e a anal geralmente são pretas.

O peixe-palhaço-vermelho-e-preto pode crescer até 12 cm de comprimento.

Biologia

O peixe-palhaço-vermelho-e-preto é onívoro e sua dieta é baseada em zooplâncton, pequenos crustáceos bentônicos e algas.

Como todos os peixes-palhaços, o peixe-palhaço-vermelho-e-preto forma um mutualismo simbiótico com anêmonas-do-mar, e ele não é afetado pelos tentáculos urticantes da anêmona hospedeira. A anêmona se beneficia da presença do peixe-palhaço e o peixe-palhaço se beneficia vivendo com a anêmona. A relação entre o peixe-palhaço e sua anêmona hospedeira não é aleatória, mas é altamente aninhada na estrutura. O peixe-palhaço-vermelho-e-preto é generalista e geralmente é hospedado pela anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha (Entacmaea quadricolor), ocasionalmente pela anêmona-do-mar-de-couro (Heteractis crispa) e raramente pela anêmona-do-mar-magnífica (Heteractis magnifica).

O peixe-palhaço-vermelho-e-preto é um hermafrodita sequencial com uma hierarquia de dominância baseada em tamanho. A fêmea é a maior, o macho reprodutor é o segundo maior, e os machos não reprodutores ficam progressivamente menores conforme a hierarquia desce. A espécie apresenta protandria, ou seja, o macho reprodutor se torna fêmea se a única fêmea reprodutora morrer, e o maior macho não reprodutor se torna o macho reprodutor. É uma espécie ovípara e desovadora bentônica. Os ovos são demersais e aderem ao substrato. O macho protege e areja os ovos.

Habitat

O peixe-palhaço-vermelho-e-preto habita lagoas e ambientes de recifes externos.

Distribuição

O peixe-palhaço-vermelho-e-preto está amplamente distribuído no Pacífico Ocidental, desde a Grande Barreira de Coral, ao norte até as Ilhas Marshall e Guam, Nova Guiné, e de Vanuatu e Nova Caledônia até o leste da Indonésia.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Cinnamon Clownfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Australian Museum.
  • Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. FishBase.org

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.