Peixe-palhaço-tomate

Fotografia por Touchement, CC BY-NC

Local da foto: Puerto Galera, Mindoro Oriental, Filipinas

 Canon PowerShot G12 (Canon)
Distância Focal: 14mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 80
Data em que a foto foi tirada: 21/02/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-tomate

Amphiprion frenatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion frenatusBrevoort, 1856
Nome Inglês Tomato Clownfish, Red Tomato Clownfish, Blackback Clownfish, Bridled Clownfish, Tomato Anemonefish, Red Tomato Anemonefish, Blackback Anemonefish, Bridled Anemonefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-palhaço-tomate, conhecido também como peixe-palhaço-tomate-vermelho e peixe-palhaço-de-dorso-preto, é um peixe marinho da família Pomacentridae. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

O peixe-palhaço-tomate é vermelho alaranjado brilhante e tem uma faixa branca na cabeça ou uma faixa vertical branca logo atrás dos olhos com uma borda preta distinta. As fêmeas são principalmente mais escuras nos lados. Os machos são consideravelmente menores e geralmente são vermelhos. Os jovens têm uma coloração vermelha mais escura, com duas ou três faixas brancas. O peixe-palhaço-tomate pode atingir até 14 cm de comprimento e seu corpo tem formato oval.

O peixe-palhaço-tomate é muito semelhante ao peixe-palhaço-australiano (Amphiprion rubrocinctus), mas a fêmea da espécie australiana não tem a distinta borda preta da faixa branca, e a faixa branca é pouco desenvolvida e pode ser descontínua no topo da cabeça. O peixe-palhaço-vermelho-e-preto (Amphiprion melanopus) também é semelhante, mas a faixa branca da cabeça é mais larga e fora da Melanésia ele tem nadadeiras anais e pélvicas pretas.

Biologia

Os peixes-palhaços são peixes que, na natureza, formam mutualismo simbiótico com as anêmonas-do-mar e não são afetados pelos tentáculos urticantes da anêmona hospedeira. A anêmona-do-mar protege o peixe-palhaço de predadores e também fornece alimento através dos restos de suas refeições e ocasionais tentáculos mortos. Em troca, o peixe-palhaço defende a anêmona de seus predadores e parasitas.

A anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha (Entacmaea quadricolor) é a única anêmona hospedeira que o peixe-palhaço-tomate se associa.

O peixe-palhaço-tomate se alimenta de algas, copépodes planctônicos e crustáceos bentônicos, incluindo pequenos camarões, ovos de peixes planctônicos e larvas de crustáceos.

Em um grupo de peixes-palhaços-tomate existe uma estrita hierarquia de dominância. O peixe maior e mais agressivo é fêmea e está no topo da dominância. Apenas dois peixes, um macho e uma fêmea, em um grupo reproduzem através da fertilização externa. Os peixes-palhaços são hermafroditas sequenciais, ou seja, eles se desenvolvem como macho primeiro, e quando amadurecem, se tornam fêmeas.

Habitat

O peixe-palhaço-tomate tem preferência por recifes de lagoa. Ele habita recifes protegidos e lagoas rasas, em profundidades que variam entre 1 e 12 m, mas é mais comum a 2 m.

Distribuição

O peixe-palhaço-tomate é encontrado desde as Ilhas Ryukyu no Japão, até o Mar da China Meridional e áreas adjacentes, incluindo a Malásia e Indonésia.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Tomato Clownfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Animal-World.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.