Peixe-palhaço-do-mar-vermelho

Fotografia por Magnus Kjaergaard, CC BY

Local da foto: Mar Vermelho, Egito

 Canon PowerShot A620 (Canon)
Distância Focal: 7mm  •  Abertura: f/2.8  •  Tempo de Exposição: 1/500s
Data em que a foto foi tirada: 24/01/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-do-mar-vermelho

Amphiprion bicinctus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion bicinctusRüppell, 1830
Nome Inglês Red Sea Clownfish, Two-Banded Clownfish, Red Sea Anemonefish, Two-banded Anemonefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-palhaço-do-mar-vermelho, conhecido também como peixe-palhaço-de-duas-faixas, é uma espécie de peixe marinho da família Pomacentridae. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

O peixe-palhaço-do-mar-vermelho tem uma coloração que varia do amarelo mostarda ao laranja enferrujado, com duas faixas brancas com margens pretas localizadas na cabeça e no meio do corpo.

Os machos crescem até 10 cm de comprimento e as fêmeas crescem até 14 cm de comprimento.

Biologia

O peixe-palhaço-do-mar-vermelho é bem conhecido pela sua relação com as anêmonas-do-mar, um exemplo clássico de simbiose. Os tentáculos das anêmonas protegem o peixe-palhaço de predadores. Quando o peixe-palhaço tem seu primeiro contato com a anêmona, ele sacode os urticantes nematocistos da anêmona, mas gradualmente o seu revestimento de muco lhe dá imunidade. As anêmonas se beneficiam dos movimentos dos peixes-palhaços entre os seus tentáculos, que aumentam o fluxo de água e a quantidade de oxigênio disponível. As anêmonas também podem se alimentar dos resíduos de alimentos dos peixes-palhaços. Alguns peixes-palhaços vivem em anêmonas quando juvenis e se mudam para corais quando adultos. Alguns nunca se mudam de suas anêmonas.

As espécies de anêmonas hospedeiras do peixe-palhaço-do-mar-vermelho incluem a anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha (Entacmaea quadricolor), anêmona-do-mar-magnífica (Heteractis magnifica), anêmona-do-mar-de-couro (Heteractis crispa), anêmona-do-mar-de-contas (Heteractis aurora) e anêmona-do-mar-tapete-gigante (Stichodactyla gigantea).

O peixe-palhaço-do-mar-vermelho se alimenta de algas bentônicas e, ocasionalmente, de zooplâncton.

Uma característica fascinante dos peixes-palhaços é que eles começam suas vidas como machos, mas quando uma fêmea morre, o macho dominante se transforma em fêmea. Um macho não dominante então se tornará o macho dominante - este processo é conhecido como hermafroditismo protândrico, significando que todas as larvas se desenvolvem como machos e, eventualmente, se transformam em fêmeas no decorrer da vida.

O peixe-palhaço-do-mar-vermelho desova por volta da lua cheia e coloca entre 500 e 1.500 ovos em uma área de rocha limpa próximo da sua anêmona hospedeira. Os pais muitas vezes esfregam a anêmona fazendo com que os tentáculos se estendam, formando assim uma cobertura protetora para os ovos. O macho cuida dos ovos e afasta intrusos. Ele sopra água sobre os ovos, dando-lhes água rica em oxigênio, prevenindo assim o crescimento de fungos sobre os ovos. Após cerca de uma semana, os ovos eclodem, geralmente logo após o pôr do sol. Em seguida, as larvas ficam à deriva nas correntes marítimas por mais de 15 dias antes de procurarem sua anêmona hospedeira.

Habitat

O peixe-palhaço-do-mar-vermelho habita águas rasas abaixo de 30 m de profundidade em lagoas e recifes de coral.

Distribuição

O peixe-palhaço-do-mar-vermelho ocorre no Oceano Índico Ocidental, Mar Vermelho e Arquipélago de Chagos.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Red Sea Clownfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 2 Feb. 2016. Web. 7 Apr. 2017.
  • "Twoband Anemonefishes, Amphiprion bicinctus ~ MarineBio.org." MarineBio Conservation Society.
  • Scuba Travel.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.