Peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Fiji

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja

Amphiprion chrysopterus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion chrysopterusCuvier, 1830
Nome Inglês Orange-fin Clownfish, Orange-finned Clownfish, Orangefin Clownfish, Orange-fin Anemonefish, Orange-finned Anemonefish, Orangefin Anemonefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja é uma espécie de peixe marinho da família Pomacentridae. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja tem um corpo curto e profundo, e a cabeça é pequena. O corpo geralmente é amarelo nas extremidades, marrom-amarelado ao marrom-escuro nos lados, com duas faixas verticais brancas - a primeira atrás do olho e a segunda antes do ânus. Os juvenis têm uma coloração laranja maçante. A cor das nadadeiras varia da amarela a laranja. A nadadeira caudal geralmente é branca ou amarela. Essa espécie pode crescer até 17 cm de comprimento.

O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja pode ser confundido com outras três espécies de peixe-palhaço com distribuição sobreposta: peixe-palhaço-da-barreira-de-coral (Amphiprion akindynos), peixe-palhaço-de-clark (Amphiprion clarkii) e peixe-palhaço-de-três-faixas (Amphiprion tricinctus). O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja tende a ser mais escuro do que o peixe-palhaço-da-barreira-de-coral e sua nadadeira anal nunca é preta. O peixe-palhaço-de-clark tem uma faixa mais larga nos lados do corpo e quase sempre tem uma terceira faixa na base da nadadeira caudal. O peixe-palhaço-de-três-faixas tem a nadadeira caudal preta sólida.

Biologia

Como todos os peixes-palhaços, o peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja forma um mutualismo simbiótico com anêmonas-do-mar, e ele não é afetado pelos tentáculos urticantes da anêmona hospedeira. A anêmona se beneficia da presença do peixe-palhaço e o peixe-palhaço se beneficia vivendo com a anêmona. A relação entre o peixe-palhaço e sua anêmona hospedeira não é aleatória, mas é altamente aninhada na estrutura. O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja está associado com as seguintes espécies de anêmonas-do-mar: anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha (Entacmaea quadricolor), anêmona-do-mar-de-couro (Heteractis crispa), anêmona-do-mar-magnífica (Heteractis magnifica), anêmona-do-mar-de-contas (Heteractis aurora), anêmona-do-mar-de-haddon (Stichodactyla haddoni), anêmona-do-mar-tapete-de-mertens (Stichodactyla mertensii) e anêmona-do-mar-de-tentáculos-longos (Macrodactyla doreensis).

O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja se alimenta principalmente de copépodes planctônicos, algas, vermes marinhos e tunicados pelágicos.

O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja é um hermafrodita sequencial com uma hierarquia de dominância baseada em tamanho: a fêmea é a maior e mais agressiva, o macho reprodutor é o segundo maior, e os machos não reprodutores são progressivamente menores conforme a hierarquia desce. A espécie apresenta protandria, ou seja, o macho reprodutor se torna fêmea se a única fêmea reprodutora morrer, e o maior macho não reprodutor se torna o macho reprodutor. Apenas dois peixes, um macho e uma fêmea, em um grupo reproduzem através da fertilização externa. É uma espécie ovípara e desovadora bentônica. Os machos protegem e arejam os ovos.

A reprodução ocorre quando a temperatura da água começa a subir, mas como a espécie vive em águas tropicais, a reprodução pode ocorrer durante quase todo o ano. O macho prepara o lugar onde a fêmea colocará os ovos, em um substrato duro na base de uma anêmona e, após as manobras de cortejo para a fêmea, ele espera que ela coloque seus ovos ali para depois fertilizá-los. Os ovos têm formato elíptico, são demersais e aderem ao substrato. O macho protege os ovos e, posteriormente, agita suas nadadeiras para oxigenar os embriões e eliminar os que estão em mal estado. Depois de um período de 6 a 7 dias, nascem os filhotes e eles não recebem nenhum cuidado de seus pais. Eles nadam em águas superficiais na fase larval durante 8 a 12 dias, em seguida, descem até o fundo em busca de uma anêmona.

Habitat

O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja habita corredores e encostas de recifes exteriores, desde a superfície até 20 m de profundidade.

Distribuição

O peixe-palhaço-de-nadadeiras-laranja é encontrado em águas tropicais marinhas do Pacífico Ocidental ao norte da Grande Barreira de Coral, até incluir o Oceano Pacífico entre Queensland (Austrália) e Nova Guiné até as Ilhas Marshall e Arquipélago de Tuamotus.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Orange-Fin Anemonefish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Sep. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Australian Museum.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.