Peixe-palhaço-de-mcculloch

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Ilha de Lord Howe, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 15/02/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-de-mcculloch

Amphiprion mccullochi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion mccullochiWhitely 1929
Nome Inglês McCulloch's Clownfish, McCulloch's Anemonefish, Whitesnout Clownfish, Whitesnout Anemonefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-palhaço-de-mcculloch, conhecido também como peixe-palhaço-de-focinho-branco, é uma espécie de peixe marinho da família Pomacentridae. Seu nome científico e um de seus nomes comuns são uma homenagem a Allan McCulloch, ex-curador de peixes no Museu Australiano de Sydney. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

A coloração do peixe-palhaço-de-mcculloch é marrom-escura, e ele tem um focinho esbranquiçado e uma faixa branca em cada lado da cabeça, mas as faixas não se conectam no topo da cabeça. O pedúnculo caudal e a nadadeira caudal são brancos. Os juvenis têm duas faixas brancas e a borda das nadadeiras peitorais é amarela.

O peixe-palhaço-de-mcculloch pode atingir um comprimento máximo de 12 cm.

Biologia

Como todos os peixes-palhaços, o peixe-palhaço-de-mcculloch forma um mutualismo simbiótico com anêmonas-do-mar, e ele não é afetado pelos tentáculos urticantes da anêmona hospedeira. A anêmona se beneficia da presença do peixe-palhaço e o peixe-palhaço se beneficia vivendo com a anêmona. A relação entre o peixe-palhaço e sua anêmona hospedeira não é aleatória, mas é altamente aninhada na estrutura. O peixe-palhaço-de-mcculloch é hospedado apenas pela anêmona-do-mar-de-pontas-de-bolha (Entacmaea quadricolor).

O peixe-palhaço-de-mcculloch é um hermafrodita sequencial com uma hierarquia de dominância baseada em tamanho: a fêmea é a maior, o macho reprodutor é o segundo maior, e os machos não reprodutores são progressivamente menores conforme a hierarquia desce. A espécie apresenta protandria, ou seja, o macho reprodutor se torna fêmea se a única fêmea reprodutora morrer, e o maior macho não reprodutor se torna o macho reprodutor.

Os peixes-palhaços têm pequenos territórios e vivem em pequenos grupos familiares. Durante a época de reprodução, o macho escolhe um local de nidificação perto da sua anêmona hospedeira. Ele limpa o local para retirar quaisquer algas e detritos, muitas vezes auxiliado pela fêmea, e ela coloca seus ovos nessa superfície. Os ovos são demersais e aderem ao substrato. O macho protege e areja os ovos.

Habitat

O peixe-palhaço-de-mcculloch habita lagoas e recifes rochosos em profundidades entre 2 e 45 m, onde vive em associação com sua anêmona hospedeira.

Distribuição

O peixe-palhaço-de-mcculloch é endêmico das águas subtropicais do Recife Middleton, Recife Elizabeth e Ilha de Lord Howe, no Mar da Tasmânia, costa leste da Austrália.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Amphiprion mccullochi." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 05 Fev 2017. Web. 01 Jun 2017.
  • Australian Museum.
  • Rebecca D. Bray & Dianne J. Bray, Amphiprion mccullochi in Fishes of Australia, acessado em 02 Jun 2017.
  • Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. (Ref. 7247). FishBase.org

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.