Peixe-palhaço-das-maldivas

Fotografia por Thomas Badstuebner, CC BY-SA

Local da foto: Atol de Baa, Maldivas

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 07/03/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-das-maldivas

Amphiprion nigripes
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion nigripesRegan, 1908
Nome Inglês Maldives Clownfish, Maldives Anemonefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-palhaço-das-maldivas é uma espécie de peixe marinho da família Pomacentridae. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

O peixe-palhaço-das-maldivas é caracterizado pela sua cor laranja enferrujado com uma única listra branca que corre verticalmente logo atrás dos olhos. Ele tem nadadeiras pélvica e anal pretas (daí um dos seus nomes comuns), e uma área variável em sua barriga que pode ser mais ou menos preta. Dependendo da localização geográfica, alguns peixes podem ter uma cor amarelo alaranjado com uma nadadeira anal que não é preta, mas da mesma cor do corpo.

O peixe-palhaço-das-maldivas é um peixe pequeno, tem um formato de corpo oval e é lateralmente comprimido. A fêmea pode atingir até 11 cm de comprimento, e o macho, até 8 cm de comprimento.

Biologia

O peixe-palhaço-das-maldivas é uma espécie onívora e sua dieta é baseada em zooplâncton, pequenos crustáceos bentônicos e algas.

O peixe-palhaço-das-maldivas é ativo durante o dia. É um hermafrodita protândrico, o que significa que todos os peixes nascem machos e posteriormente mudam de sexo. O macho vive em haréns no qual uma hierarquia de dominância estabelecida gerencia o grupo e mantém os indivíduos em uma classe social específica. Ele também defende agressivamente o seu território e é completamente dependente de sua anêmona-do-mar, que representa o seu "seguro de vida", como um abrigo seguro para o grupo e para o ninho.

A relação associativa entre o peixe-palhaço-das-maldivas e a anêmona-do-mar é chamada de mutualismo. O peixe vive dentro dos tentáculos da anêmona-do-mar e pode usá-los como um abrigo, pois ele desenvolveu uma fina camada de muco que cobre o seu corpo como uma proteção contra os tentáculos urticantes da anêmona, e a presença do peixe-palhaço pode ser interpretada como uma isca para atrair potenciais presas da anêmona para perto de seus tentáculos. O peixe-palhaço-das-maldivas também pode defender a anêmona contra alguns peixes de recife que poderiam comer seus tentáculos, como o peixe-borboleta.

O peixe-palhaço-das-maldivas geralmente vive em pequenos grupos e geralmente está associado com a anêmona-do-mar-magnífica (Heteractis magnifica).

Habitat

O peixe-palhaço-das-maldivas geralmente habita as margens de recifes em profundidades entre 2 e 25 m.

Distribuição

O peixe-palhaço-das-maldivas é encontrado no Oceano Índico Ocidental, desde as Ilhas Maldivas, Ilhas Laquedivas até o Sri Lanka.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Amphiprion nigripes." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 03 Dez 2016. Web. 07 Abr 2017.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.