Peixe-palhaço-comum

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Sonda Ocidental, Indonésia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-comum

Amphiprion ocellaris
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion ocellarisCuvier, 1830
Nome Inglês Common Clownfish, Ocellaris Clownfish, False Percula Clownfish, Common Anemonefish, Ocellaris Anemonefish, False Percula Anemonefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-palhaço-comum, conhecido também como peixe-palhaço-ocellaris e peixe-palhaço-percula-falso, é um peixe marinho da família Pomacentridae. Famoso por inspirar o personagem do filme da Walt Disney "Procurando Nemo", o peixe-palhaço-comum é a espécie de peixe-palhaço mais conhecida. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

O corpo do peixe-palhaço-comum tem formato oval, é comprimido lateralmente e tem um perfil arredondado. A coloração do corpo varia da laranja a marrom avermelhada, mas também pode ser preta em algumas áreas específicas, tais como espécimes do Território Norte da Austrália. Ele tem três listras verticais brancas delineadas com uma linha fina preta. A primeira passa logo atrás do olho, a segunda no meio do corpo se alargando centralmente em direção à cabeça, e a terceira circula o pedúnculo caudal. Todas as nadadeiras também são delineadas com uma linha fina preta.

O peixe-palhaço-comum é um peixe pequeno que cresce até 11 cm de comprimento.

O peixe-palhaço-comum é quase idêntico (e confundido com frequência) ao peixe-palhaço-laranja (Amphiprion percula), que possui exatamente as mesmas cores e padrões à primeira vista. A forma "mais fácil" para distinguir as duas espécies, é pelo fato de que o peixe-palhaço-laranja tem 10 espinhos na primeira nadadeira dorsal, e o peixe-palhaço-comum tem 11, o que é uma distinção mais confiável do que os padrões de cores. O peixe-palhaço-comum não tem as bordas pretas grossas delineando as nadadeiras, elas são mais finas.

Biologia

O peixe-palhaço é o único peixe conhecido por ser capaz de viver entre os tentáculos das anêmonas. Os tentáculos das anêmonas geralmente picam outros peixes, mas o peixe-palhaço produz um muco sobre a sua pele que engana as anêmonas, fazendo-as acreditar que estão tocando a si mesmas, assim elas não picam. As anêmonas e os peixes-palhaços vivem uma relação simbiótica, ou seja, as anêmonas se beneficiam da presença dos peixes-palhaços, e os peixes-palhaços se beneficiam vivendo com as anêmonas. Acredita-se que os peixes-palhaços se alimentam de parasitas e detritos entre os tentáculos das anêmonas e, em troca, as anêmonas afugentam peixes que podem predá-los. Os peixes-palhaços também ajudam a melhorar a circulação de água nas anêmonas, pois as nadadeiras dos peixes "ventilam" quando estão nadando ao redor das anêmonas. É possível que os peixes-palhaços também atraiam outros peixes para a anêmona capturar e comer.

O peixe-palhaço-comum é hospedado pelas seguintes anêmonas-do-mar: anêmona-do-mar-tapete-gigante (Stichodactyla gigantea), anêmona-do-mar-tapete-de-mertens (Stichodactyla mertensi), e anêmona-do-mar-magnífica (Heteractis magnifica).

O peixe-palhaço-comum se alimenta de plâncton e algas, assim ele é considerado um onívoro. A alimentação também é afetada pela hierarquia no grupo. Uma vez que os peixes menores e menos dominantes enfrentam agressão dos peixes mais agressivos, eles não têm energia para procurar alimentos. Assim, eles não comem tanto quanto os peixes dominantes comem por causa da redução de energia, mas também por causa do aumento do perigo que eles enfrentam quando eles saem de sua anêmona, uma vez que são menores. Em outras palavras, os peixes maiores geralmente viajam mais longe do que os peixes menores.

O peixe-palhaço é uma espécie altamente territorial, vivendo em grupos que protegem a sua anêmona hospedeira de outros peixes-palhaços. Existe uma forte hierarquia dentro destes grupos, com a maior fêmea sendo dominante. Apenas o maior macho se reproduz com a fêmea dominante. Todos os peixes-palhaços nascem com órgãos reprodutores masculino ativos e órgãos reprodutores feminino adormecidos, ou seja, todos eles começam a vida como machos. Se a fêmea dominante morre, o maior macho se transforma em fêmea, e um macho não dominante toma o seu lugar como o novo macho dominante. Este processo, conhecido como hermafroditismo protândrico, permite ao grupo de peixes-palhaços permanecer autossuficiente, pois quando a fêmea dominante morre o macho não precisa procurar uma nova companheira.

A reprodução do peixe-palhaço-comum pode ocorrer durante todo o ano. A reprodução começa quando os machos atraem as fêmeas com comportamentos de acasalamento, incluindo perseguição, mordidas e extensão das nadadeiras. A desova ocorre em uma parte limpa de coral ou rocha perto de uma anêmona, onde a fêmea libera entre 100 e 1.000 ovos que depois são fertilizados pelo macho. O macho protege os ovos até a eclosão, quatro ou cinco dias depois, mas tanto o macho quanto a fêmea cuidam dos ovos abanando suas nadadeiras e removendo areia ou ovos mortos. Uma vez eclodido, o jovem peixe-palhaço passa cerca de duas semanas flutuando em mar aberto, antes de se estabelecer em um recife de coral e encontrar uma anêmona hospedeira. Em cativeiro, o peixe-palhaço pode viver até 12 anos.

Habitat

O peixe-palhaço-comum geralmente é encontrado em recifes de coral de água rasa. No entanto, ele também pode ser encontrado ao redor dos recifes e em lagoas rasas de profundidades de cerca de 15 m.

Distribuição

O peixe-palhaço-comum é encontrado no Indo-Pacífico Ocidental, onde ocorre entre o leste do Oceano Índico até o sudeste da Ásia, incluindo Indonésia e Filipinas, noroeste da Austrália, e ao norte até Taiwan.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ocellaris Clownfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Feb. 2017. Web. 6 Apr. 2017.
  • Common Clownfish fact file on ARKive.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.