Peixe-palhaço-cangambá-laranja

Fotografia por Klaus Stiefel, CC BY-NC

Local da foto: Visayas Centrais, Filipinas

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-palhaço-cangambá-laranja

Amphiprion sandaracinos
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Nome Científico Amphiprion sandaracinosAllen, 1972
Nome Inglês Orange Skunk Clownfish, Eastern Skunk Clownfish, Golden Clownfish, Orange Skunk Anemonefish, Eastern Skunk Anemonefish, Golden Skunk Anemonefish
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

O peixe-palhaço-cangambá-laranja, conhecido também como peixe-palhaço-cangambá-oriental, é uma espécie de peixe marinho da família Pomacentridae. O termo "cangambá" em seu nome comum é derivado da distinta listra branca que percorre o comprimento do seu dorso, lembrando os mamíferos do gênero Mephitidae, conhecidos como cangambás, que têm uma listra branca percorrendo todo o comprimento dorsal. Os peixes-palhaços são conhecidos também como peixes-das-anêmonas.

O corpo do peixe-palhaço-cangambá-laranja tem formato oval, é comprimido lateralmente e tem um perfil arredondado. Sua coloração é laranja brilhante, com uma listra branca dorsal que vai do lábio superior, passa entre os olhos e termina na base da nadadeira caudal. Todas as nadadeiras têm a mesma coloração do corpo, exceto a nadadeira dorsal que é parcialmente branca. A íris é amarela brilhante.

O peixe-palhaço-cangambá-laranja é uma das menores espécies de peixe-palhaço. Os machos têm entre 3,0 e 6,5 cm de comprimento e as fêmeas até 11 cm de comprimento.

O peixe-palhaço-cangambá-laranja é parecido com o peixe-palhaço-cangambá (Amphiprion akallopisos), mas o peixe-palhaço-cangambá-laranja tem uma listra dorsal mais grossa que atinge o lábio superior, e a coloração do corpo é laranja mais brilhante.

Biologia

Como todos os peixes-palhaços, o peixe-palhaço-cangambá-laranja forma um mutualismo simbiótico com anêmonas-do-mar, e ele não é afetado pelos tentáculos urticantes da anêmona hospedeira. A anêmona-do-mar-tapete-de-mertens (Stichodactyla mertensii) geralmente é a hospedeira preferida do peixe-palhaço-cangambá-laranja, mas raramente ele pode usar a anêmona-do-mar-de-couro (Heteractis crispa) como hospedeira também.

O peixe-palhaço-cangambá-laranja vive em pequenos grupos formados por um casal dominante e vários juvenis. Ele é monogâmico e hermafrodita sequencial protândrico. Isso significa que todos os alevinos são machos, e podem se tornar fêmeas quando a situação hierárquica no grupo permitir. A hierarquia de dominância é baseada em tamanho. A fêmea é maior, o macho reprodutor é o segundo maior, e os machos não reprodutores ficam progressivamente menores à medida que a hierarquia desce. Quando a fêmea dominante (reprodutora) morre, o macho reprodutor se torna a fêmea reprodutora e, o maior macho não reprodutor se torna o macho reprodutor.

A desova do peixe-palhaço-cangambá-laranja é bentônica. Os ovos são demersais, têm formato elíptico, e aderem ao substrato. A reprodução ocorre quando a temperatura da água começa a subir, mas como esse peixe vive em águas tropicais, ele pode reproduzir praticamente durante todo o ano.

O macho prepara o local da desova em um substrato duro na base de uma anêmona e, após realizar manobras de cortejo para a fêmea, ele espera a fêmea depositar os ovos ali, para em seguida, fertilizá-los. Posteriormente, ele agita suas barbatanas periodicamente para oxigenar os embriões e eliminar os que estão em mal estado. Após um período de 6 a 7 dias, nascem os filhotes e eles não recebem nenhum cuidado parental. Eles vagam em águas superficiais na fase larval durante 8 a 12 dias, depois descem até o fundo em busca de uma anêmona hospedeira para então continuar o desenvolvimento até a fase adulta.

Habitat

O peixe-palhaço-cangambá-laranja habita lagoas de recifes de coral e recifes externos em profundidades de 3 a 20 m.

Distribuição

O peixe-palhaço-cangambá-laranja ocorre no leste do Oceano Índico e no noroeste e centro-oeste do Oceano Pacífico. Ele é encontrado da Ilha Natal e Austrália Ocidental até Papua Nova Guiné, Indonésia, Melanésia, Filipinas e, ao norte até as Ilhas Ryukyu.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Orange Skunk Clownfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Jan. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Curtis-Quick, J. 2010. Amphiprion sandaracinos. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T154812A4639767.
  • Advanced Aquarist.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.