Peixe-napoleão

Fotografia por Paolo Macorig, CC BY-NC-ND

Local da foto: Mar Vermelho, Egito

 NIKON D70s (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 20mm  •  Abertura: f/4.0  •  Tempo de Exposição: 1/60s
Data em que a foto foi tirada: 31/03/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-napoleão

Cheilinus undulatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Labridae
Gênero Cheilinus
Nome Científico Cheilinus undulatusRüppell, 1835
Nome Inglês Napoleon Fish, Napoleonfish, Napoleon Wrasse, Humphead Wrasse, Māori Wrasse
Estado de Conservação EN  - Em Perigo (IUCN / 2004)

Descrição

O peixe-napoleão, conhecido também como bodião-napoleão, é um dos maiores peixes de recife do mundo, e é o maior membro da família dos bodiões (Labridae).

O enorme tamanho do peixe-napoleão adulto fica ainda mais imponente pela corcunda proeminente que se desenvolve em sua testa, da qual ele recebe um dos seus nomes comuns. Adultos maduros também têm lábios grossos. A cor dos machos varia de um azul elétrico brilhante ao verde pálido, azul arroxeado ou azul/verde relativamente monótono. Os juvenis e as fêmeas têm uma coloração vermelho alaranjado na parte superior e vermelho alaranjado ao branco na parte inferior.

Os machos do peixe-napoleão podem atingir 2 m de comprimento, enquanto as fêmeas raramente excedem 1 m de comprimento. Alguns machos ficam muito grandes, com um relato não confirmado de um peixe-napoleão que tinha 2,3 m de comprimento e pesava 190 kg.

Biologia

Usando seus dentes resistentes, o peixe-napoleão é capaz de consumir espécies de carapaça dura, tais como moluscos, crustáceos e equinodermes. Ele é um dos poucos predadores de espécies que destroem recifes de coral, como a estrela-do-mar-coroa-de-espinhos (Acanthaster planci).

O peixe-napoleão geralmente é solitário ou vive em pares, mas também tem sido observado em grupos de 3 a 7 indivíduos. Ele passa o dia vagando pelos recifes, retornando para grutas ou saliências particulares para descansar à noite. É um peixe hermafrodita protogínico, com alguns membros da população se tornando machos com cerca de 9 anos. Os fatores que controlam a época da mudança de sexo ainda não são conhecidos. Os pares desovam juntos como parte de um grande grupo de acasalamento que pode consistir de mais de 100 indivíduos. Os ovos planctônicos são liberados na água e depois que as larvas eclodem elas se assentam no substrato.

O peixe-napoleão atinge a maturidade sexual entre 5 e 7 anos de idade. É uma espécie de vida longa - as fêmeas são conhecidas por viverem cerca de 50 anos, enquanto os machos, vivem um pouco menos, cerca de 45 anos.

Habitat

O peixe-napoleão vive em recifes de coral. Os adultos geralmente são encontrados em encostas íngremes de recifes de coral, encostas de canal e recifes de lagoa em águas entre 1 e 100 m de profundidade.

Distribuição

O peixe-napoleão é amplamente distribuído em recifes de coral e habitats costeiros na maior parte do Indo-Pacífico tropical, do Oceano Índico ocidental e Mar Vermelho até o sul do Japão, Nova Caledônia e no Oceano Pacífico.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Humphead Wrasse." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Humphead Wrasse fact file on ARKive.
  • Russell, B. (Grouper & Wrasse Specialist Group). 2004. Cheilinus undulatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T4592A11023949.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.