Peixe-guitarra-de-manchas-brancas

Fotografia por David R, CC BY-NC-ND

Local da foto: Ilha Lady Elliot, Austrália

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-guitarra-de-manchas-brancas

Rhynchobatus australiae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Chondrichthyes
Ordem Rajiformes
Família Rhynchobatidae
Gênero Rhynchobatus
Nome Científico Rhynchobatus australiaeWhitley, 1939
Nome Inglês White-spotted Guitarfish, White-spotted Wedgefish
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2003)

Descrição

O peixe-guitarra-de-manchas-brancas é uma grande espécie de peixe da família Rhynchobatidae. Ele pertence ao gênero Rhynchobatus, um gênero composto por 7 espécies de peixes-guitarra que são superficialmente semelhantes e extremamente difíceis de diferenciar.

O peixe-guitarra-de-manchas-brancas é uma arraia extremamente grande. A primeira nadadeira dorsal é alta e proeminente. A segunda nadadeira dorsal é ligeiramente menor, mas também é bem desenvolvida. O focinho é longo e pontudo. Fileiras de dentículos dérmicos alargados são visíveis ao redor dos olhos e ao longo da linha central do dorso. Pequenas fileiras de dentículos dérmicos alargados também são visíveis no dorso, acima das nadadeiras peitorais.

A cor dorsal do peixe-guitarra-de-manchas-brancas é predominantemente marrom ou oliva com uma cobertura de pontos/manchas claras bem definidas polvilhadas nas nadadeiras peitorais e pélvicas. O ventre é branco e os dentes são serrilhados. Essa espécie pode crescer até 3 m de comprimento.

Biologia

Muito pouco se sabe sobre a biologia e ecologia do peixe-guitarra-de-manchas-brancas.

O peixe-guitarra-de-manchas-brancas geralmente nada perto do substrato sobre a areia ou recife em busca de presas, mas também é visto ocasionalmente nadando alto na coluna de água. Ele se alimenta principalmente no fundo onde habitam crustáceos e moluscos, como caranguejos, camarões e mexilhões.

A reprodução do peixe-guitarra-de-manchas-brancas é ovovivípara - os embriões se desenvolvem dentro de ovos que são mantidos dentro do corpo da mãe até que estejam prontos para eclodir. Os embriões são alimentados na gema, depois recebem nutrição adicional da mãe pela absorção indireta de fluido uterino enriquecido com muco, gordura ou proteína através de estruturas especializadas. A fêmea dá à luz filhotes vivos.

Habitat

O peixe-guitarra-de-manchas-brancas habita águas costeiras nas plataformas continentais em fundos moles e perto de recifes de coral.

Distribuição

O peixe-guitarra-de-manchas-brancas é encontrado no Indo-Pacífico, do Golfo da Tailândia e nas Filipinas, Indonésia até Queensland, na Austrália.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Rhynchobatus australiae." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 19 Jul. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • White, W.T. & McAuley, R. (SSG Australia & Oceania Regional Workshop, March 2003). 2003. Rhynchobatus australiae. The IUCN Red List of Threatened Species 2003: e.T41853A10580429.
  • Compagno, L.J.V. and P.R. Last, 1999. Rhinidae (=Rhynchobatidae). Wedgefishes. p. 1418-1422. In K.E. Carpenter and V. Niem (eds.) FAO identification guide for fishery purposes. The Living Marine Resources of the Western Central Pacific. FAO, Rome. FishBase.org
  • Elasmodiver.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.