Peixe-escorpião-folha

Fotografia por q.phia, CC BY

Local da foto: Wakatobi, Sulawesi, Indonésia

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/8.0  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 125
Data em que a foto foi tirada: 15/03/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-escorpião-folha

Taenianotus triacanthus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Scorpaeniformes
Família Scorpaenidae
Gênero Taenianotus
Nome Científico Taenianotus triacanthusLacepède, 1802
Nome Inglês Leaf Scorpionfish
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O peixe-escorpião-folha é uma espécie de peixe marinho da família Scorpaenidae.

A cor do peixe-escorpião-folha varia da verde, vermelha, rosa, marrom, ocre e amarelada até totalmente branca. Seu corpo é lateralmente quase tão achatado quanto uma folha e se assemelha a uma folha de muitas outras maneiras. A cabeça e a boca são grandes. A grande nadadeira dorsal começa logo atrás dos olhos e tem 12 espinhos e de 8 a 11 raios macios. A nadadeira anal tem 3 espinhos e 5 ou 6 raios macios. A pele muitas vezes tem manchas que aumentam o efeito de camuflagem. Este peixe tem apêndices ao redor da boca que lembram um barba, e às vezes algas reais e hidroides crescem em sua pele. Ele muda a sua pele a cada 10 a 14 dias, e pode mudar de cor após a muda.

O peixe-escorpião-folha é um peixe pequeno e tem cerca de 10 cm de comprimento total.

Biologia

Uma espécie solitária, e que geralmente permanece imóvel entre as algas e ervas marinhas, o peixe-escorpião-folha se assemelha a uma folha morta na água. Para melhorar sua camuflagem, ele ainda faz delicados movimentos laterais em sua área pélvica que o fazem parecer um objeto inerte à deriva.

O peixe-escorpião-folha é um predador de emboscada, esperando até que uma presa adequada, um pequeno peixe ou camarão, se aproxime. Ele então se move lentamente com suas nadadeiras peitorais para perto da vítima. Quando está próximo o suficiente, a presa é sugada por uma rápida e repentina abertura de sua boca. Ele se alimenta de pequenos crustáceos, peixes e larvas.

Os espinhos do peixe-escorpião-folha são venenosos, mas o veneno é consideravelmente mais fraco do que o do peixe-leão e do peixe-pedra.

Habitat

O peixe-escorpião-folha é encontrado em águas tropicais em recifes de corais. Ele ocorre em profundidades entre 1 e 135 m.

Distribuição

O peixe-escorpião-folha tem ampla distribuição no Indo-Pacífico, do leste da África até a Polinésia Francesa, ao norte até o Japão, ao sul até Nova Gales do Sul, Austrália.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Motomura, H. & Matsuura, K. 2016. Taenianotus triacanthus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T79800214A79800219. Acessado em 22 Mai 2017.
  • Wikipedia contributors. "Taenianotus triacanthus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 22 Jan. 2017. Web. 22 Mai. 2017.
  • Australian Museum.
  • Myers, R.F., 1991. Micronesian Reef Fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. FishBase.org

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.