Peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Província de Bua, Divisão do Norte, Fiji

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico

Paracanthurus hepatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Acanthuridae
Gênero Paracanthurus
Nome Científico Paracanthurus hepatus(Linnaeus, 1766)
Nome Inglês Indo-Pacific Blue Tang, Pacific Regal Blue Tang, Hepatus Tang, Regal Blue Tang, Regal Blue Surgeonfish, Palette Surgeonfish, Flagtail Surgeonfish, Blue Surgeonfish
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

O peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico é uma espécie de peixe marinho da família Acanthuridae e o único membro do gênero Paracanthurus. Os peixes dessa família recebem esse nome devido aos espinhos móveis e muito afiados em ambos os lados da base da nadadeira caudal que se parecem com bisturis de cirurgiões.

O corpo do peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico tem formato oval e tem uma coloração azul vibrante. Estruturas chamadas iridóforos no exterior do peixe contribuem para essa coloração. Os adultos têm linhas estreitas azul-escuras na metade dorsal de seus corpos. Essa cor se estende do olho na extremidade anterior e continua até a extremidade posterior. Essa coloração é mais escura na extremidade posterior e é preta perto da cauda. Logo atrás da nadadeira peitoral existe uma mancha circular de cor azul. As nadadeiras peitorais e caudal são de cor amarelo brilhante. O amarelo se estende em forma de "V" da nadadeira caudal até um ponto logo após o espinho caudal.

Um peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico adulto tem entre 12 e 38 cm de comprimento (média de 25 a 31 cm) e pesa, em média, 600 g. O macho geralmente é maior do que a fêmea.

Biologia

O peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico geralmente é encontrado em pares ou pequenos grupos, mas ocasionalmente pode ser encontrado sozinho. No recife ele forma cardumes para proteção. Um grupo de peixes, cada um possuindo um espinho afiado e venenoso em ambos os lados da base da nadadeira caudal, é potencialmente problemático para predadores. Poucos predadores nadam no meio de um cardume dessa espécie para se alimentar de membros do grupo. Essa espécie se agrega com peixes-cirurgiões de outros gêneros, incluindo Acanthurus, Ctenochaetus, Naso, Zebrasoma, e Prionurus.

Quando juvenil, a dieta do peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico consiste principalmente de plâncton. Quando adulto, ele pasta algas usando seus pequenos dentes para puxar algas de rochas e corais. Ele também se alimenta de microalgas, outras plantas marinhas e plâncton. Esse peixe é importante para a saúde dos corais, pois ele come algas que podem sufocá-los pelo supercrescimento.

Os machos do peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico podem ter encontros violentos com outros machos, circulando uns aos outros e exibindo o espinho caudal. A tonalidade da sua coloração azul muda à medida que o encontro se torna mais intenso. O machos tentam ferir uns aos outros com seus espinhos venenosos. O espinho caudal pode ter um impacto na posição social do peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico com outro peixes marinhos na área. Um peixe dessa espécie atinge sua posição dominante sobre peixes previamente dominantes piscando seu espinho caudal venenoso. Indivíduos dominantes geralmente têm o maior território de reprodução.

O peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico se reúne em grupos de reprodução, compostos por machos e fêmeas. Esses grupos se formam espontaneamente e dissolvem-se e se formam novamente várias vezes antes da desova. Um grupo começa a nadar para cima e, no auge desse movimento ascendente, libera seus gametas. Os ovos e espermatozoides são liberados diretamente na água, e a fertilização ocorre externamente.

O peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico reproduz durante os meses mais frios, mas a época do ano varia com a localização e temperatura da água. A fêmea libera seus ovos aproximadamente uma vez por mês. Em cada evento de desova, a fêmea pode liberar até 40.000 ovos na coluna de água. Os ovos são pequenos, têm aproximadamente 0,8 mm. Altas quantidades de ovos e esperma tornam a água turva na aparência. Os ovos eclodem em 25 a 28 horas e as larvas se desenvolvem rapidamente.

Os machos do peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico atingem a maturidade sexual com cerca de 11 cm de comprimento. As fêmeas atingem a maturidade sexual com cerca de 13 cm de comprimento. Essa espécie pode viver mais de 30 anos na natureza.

Habitat

O peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico geralmente é encontrado em águas claras em áreas de recifes exteriores expostos ou em canais onde existe corrente forte a consistente moderada. Ele pode ser encontrado em regiões costeiras tropicais e subtropicais onde as temperaturas estão entre 24 e 26°C, em profundidades entre 2 e 40 m.

Distribuição

O peixe-cirurgião-azul-do-indo-pacífico ocorre nos Oceanos Índico e Pacífico. Ele é encontrado do leste da África até a Micronésia, Ilhas da Linha e Ilhas Samoa, em direção ao norte até a província de Kochi no Japão, em direção ao sul até Nova Gales do Sul, Austrália.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Paracanthurus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 20 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Thurston, A. 2011. "Paracanthurus hepatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • McIlwain, J., Choat, J.H., Abesamis, R., Clements, K.D., Myers, R., Nanola, C., Rocha, L.A., Russell, B. & Stockwell, B. 2012. Paracanthurus hepatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T177972A1507676.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.