Peixe-cirurgião-azul-claro

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Baía de Cristal, Ilha de Nusa Penida, Bali, Indonésia

 Canon EOS 30D (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 13/09/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-cirurgião-azul-claro

Acanthurus leucosternon
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Acanthuridae
Gênero Acanthurus
Nome Científico Acanthurus leucosternonBennett, 1833
Nome Inglês Powderblue Surgeonfish, Powder Blue Tang
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

O peixe-cirurgião-azul-claro é uma espécie de peixe marinho tropical da família Acanthuridae. Os peixes dessa família recebem esse nome devido aos espinhos móveis e muito afiados em ambos os lados da base da nadadeira caudal que se parecem com bisturis de cirurgiões.

O corpo do peixe-cirurgião-azul-claro tem formato oval e é comprimido lateralmente. Como outras espécies de peixe-cirurgião, o peixe-cirurgião-azul-claro nada com suas nadadeiras peitorais. A nadadeira caudal tem um formato crescente. A boca é pequena e pontuda em forma bico com dentes muito pequenos e afiados. Os lados do corpo são azul-claros; a nadadeira dorsal e a base da nadadeira caudal são amarelas; a cabeça é preta; a boca, a área da garganta, as nadadeiras anal e pélvicas são brancas. As nadadeiras peitorais são transparentes com reflexos amarelos. A intensidade da cor azul desse peixe mostra se o peixe é saudável ou não. Essa espécie não muda de cor à medida que amadurece, como algumas espécies de peixes-cirurgiões mudam.

O peixe-cirurgião-azul-claro pode atingir um tamanho médio de 23 cm de comprimento.

Biologia

Como a maioria dos peixes da família Acanthuridae, o peixe-cirurgião-azul-claro é herbívoro. Sua dieta é composta principalmente de algas bentônicas.

O peixe-cirurgião-azul-claro é uma espécie de hábitos diurnos. É um animal solitário, territorial e agressivo com outros peixes-cirurgiões. Em locais onde o alimento é abundante, ele pode se alimentar em cardumes, mas em locais de escassez, ele pode competir individualmente pelo alimento e pode usar o seu "bisturi de cirurgião" como uma arma defensiva.

O peixe-cirurgião-azul-claro é monogâmico, ovíparo e de fertilização externa, desovando em pares. Não há cuidado parental nessa espécie. As larvas são pelágicas.

Habitat

O peixe-cirurgião-azul-claro habita águas costeiras claras e rasas sempre associadas a um recife. Ele tem preferência por recifes planos e áreas ao longo de encostas marítimas.

Distribuição

O peixe-cirurgião-azul-claro é encontrado nas águas tropicais do Oceano Índico, do leste da África até o Mar de Andamão, sudoeste da Indonésia, com distribuição estendida até Bali, Indonésia no Oceano Pacífico Ocidental.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Acanthurus leucosternon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Feb. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Abesamis, R., Clements, K.D., Choat, J.H., McIlwain, J., Nanola, C., Myers, R., Rocha, L.A., Russell, B. & Stockwell, B. 2012. Acanthurus leucosternon. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T178000A1516737.
  • Randall, J.E., 1956. A revision of the surgeonfish genus Acanthurus. Pac. Sci. 10(2):159-235. FishBase.org

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.