Peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado

Fotografia por Elias Levy, CC BY

Local da foto: Filipinas

 E-PL2 (OLYMPUS IMAGING CORP. )
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado

Solenostomus paradoxus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Solenostomidae
Gênero Solenostomus
Nome Científico Solenostomus paradoxus(Pallas, 1770)
Nome Inglês Ornate Ghost Pipefish, Harlequin Ghost Pipefish
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado, conhecido também como peixe-cachimbo-fantasma-arlequim, é um peixe marinho da família Solenostomidae.

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado é um peixe relativamente pequeno e um dos peixes mais difíceis de ser detectado no oceano. Isto, combinado com o fato de que seu corpo parece mais com um coral ou alga do que com um peixe real de água salgada, o torna um mestre da camuflagem.

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado pode ser reconhecido por sua forma corporal distinta, com apêndices finos no corpo e nadadeiras. Ele tem membranas extremamente incisas nas nadadeiras dorsal, caudal e ventral. Sua cor varia do quase totalmente preto a semitransparente com pontos, rabiscos e manchas vermelhas, amarelas e brancas.

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado tem um focinho alongado e um corpo comprimido lateralmente. As fêmeas são maiores do que os machos, com um comprimento médio de 130 mm.

Biologia

Esse pequeno peixe se alimenta de minúsculos crustáceos, sugados pelo seu longo focinho. Geralmente é um animal solitário, mas já foi observado em pares e em pequenos grupos. Essa espécie passa muito tempo flutuando de cabeça para baixo, com a boca apontada para baixo e praticamente imóvel.

Como é um nadador relativamente fraco, abanando rapidamente suas pequenas nadadeiras para propulsão, o peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado tende a permanecer dentro de territórios muito pequenos. As suas nadadeiras proporcionam uma navegação precisa e posicionamento preciso de seu corpo, mas mesmo assim, a sua área é extremamente limitada.

Durante a época de reprodução, o peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado escolhe como habitat um local fundo, escuro e lamacento ou um recife de coral. Aqui ele muda não apenas sua cor, mas também seu formato para obter uma camuflagem ainda melhor.

A fêmea do peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado cuida dos seus ovos em uma bolsa formada pelas suas nadadeiras ventrais modificadas. Essas nadadeiras são muito expandidas e unidas com o abdômen ao longo da margem superior, formando uma espécie de bolsa incubadora, parecida com a bolsa de um canguru. A fêmea carrega cerca de 350 ovos nessa bolsa durante o período de incubação. Esse método permite a fêmea mover seus filhotes para um local que seja favorável para a sua sobrevivência, e também diminui o risco de predação durante a fase de desenvolvimento.

A vida do peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado começa como uma larva à deriva nas correntes dos oceanos. A maturidade é gradualmente atingida durante esse estágio, antes de se estabelecer no fundo do mar.

Habitat

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado é encontrado em águas tropicais rasas, em profundidades entre 3 e 25 m, principalmente perto de recifes de coral, declives rochosos ou leitos de algas marinhas. Geralmente ele vive dentro de crinoides, lírios-do-mar, gorgônias e corais-negros. Aqui ele vive muito bem camuflado por seus complexos padrões de cores e formato de corpo.

Distribuição

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado é encontrado no Oceano Pacífico Ocidental e no Oceano Índico.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Solenostomus paradoxus." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Jan. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Morton, A. 2000. "Solenostomus paradoxus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Wicked Diving
  • Dick, K. & Pollom, R. 2016. Solenostomus paradoxus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T65363417A67621198.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.