Peixe-cachimbo-fantasma-halimeda

Fotografia por Elias Levy, CC BY

Local da foto: Ilhas Raja Ampat, Papua Ocidental, Indonésia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-cachimbo-fantasma-halimeda

Solenostomus halimeda
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Solenostomidae
Gênero Solenostomus
Nome Científico Solenostomus halimedaOrr, Fritzsche & Randall, 2002
Nome Inglês Halimeda Ghost Pipefish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O peixe-cachimbo-fantasma-halimeda é uma espécie de falso peixe-cachimbo recentemente descoberta (2002) da família Solenostomidae, e a menor espécie de peixe-cachimbo.

Como o seu nome comum sugere, o peixe-cachimbo-fantasma-halimeda é muito parecido com as algas verdes calcárias do gênero Halimeda - um gênero de macroalgas verdes, com as quais ele geralmente está associado. Seu corpo geralmente é verde, mas pode ser vermelho ou qualquer outra cor da alga ou coral no qual ele se esconde e, às vezes, é coberto com finos filamentos que dão ao peixe uma aparência peluda.

A cabeça do peixe-cachimbo-fantasma-halimeda é quase igual ao comprimento do seu corpo. Ele tem uma pequena nadadeira caudal, que é similar em tamanho e forma a sua primeira nadadeira dorsal e nadadeira ventral. Esta espécie pode atingir até 7 cm de comprimento, e as fêmeas são maiores do que os machos.

Biologia

O peixe-cachimbo-fantasma-halimeda flutua quase imóvel na água com a boca virada para baixo ao redor de um fundo que o torna quase impossível de ver. Sua dieta é composta de pequenos crustáceos, especialmente crustáceos da ordem Mysida (ordem de pequenos crustáceos parecidos com camarões) que são rapidamente sugados pelo seu longo focinho tubular.

Ao contrário dos verdadeiros peixes-cachimbo, a fêmea do peixe-cachimbo-fantasma-halimeda carrega seus ovos fertilizados entre as nadadeiras pélvicas, que são modificadas para formarem uma bolsa incubadora, até que os ovos estejam prontos para eclodir.

Habitat

O peixe-cachimbo-fantasma-halimeda ocorre em áreas costeiras e recifes de coral, e geralmente vive em associação com algas verdes calcárias do gênero Halimeda, em profundidades entre 15 e 30 m.

Distribuição

O peixe-cachimbo-fantasma-halimeda ocorre nos Oceanos Índico e Indo-Pacífico Ocidental, desde as Maldivas até as Ilhas Marshall.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Halimeda Ghost Pipefish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 28 Mai 2015. Web. 06 Abr 2017.
  • Australian Museum.
  • Dianne J.j Bray and Vanessa J. Thompson, Solenostomus halimeda in Fishes of Australia, acessado em 28 Mai 2017.
  • Wakatobi Dive Resort.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.