Peixe-anjo-francês

Fotografia por Scubaben, CC BY-NC-ND

Local da foto: Cozumel, México

 Canon EOS DIGITAL REBEL XT (Canon)
Distância Focal: 17mm  •  Abertura: f/13.0  •  Tempo de Exposição: 1/100s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 27/06/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Peixe-anjo-francês

Pomacanthus paru
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacanthidae
Gênero Pomacanthus
Nome Científico Pomacanthus paru(Bloch, 1787)
Nome Inglês French Angelfish
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

O peixe-anjo-francês é uma grande espécie de peixe-anjo da família Pomacanthidae.

O peixe-anjo-francês adulto tem uma coloração de fundo preta, mas as escamas do corpo, exceto as da frente da nuca ao abdômen, são de cor amarelo-dourado. Além disso, as nadadeiras peitorais têm uma grande faixa amarela/laranja, o filamento dorsal é amarelo, o queixo é esbranquiçado, a parte exterior da íris é amarela, ao redor dos olhos tem um anel amarelo e a face é azulada. Seu corpo tem um formato de disco.

O peixe-anjo-francês pode crescer até 41 cm de comprimento.

Biologia

O peixe-anjo-francês é principalmente onívoro. Os juvenis se alimentam de uma mistura de algas e detritos com parasitas ocasionais obtidos de outros peixes. A dieta dos adultos é composta principalmente de esponjas. Eles também consomem tunicados, gorgônias, hidrozoários e coral como fontes alternativas de alimento.

O peixe-anjo-francês, quando jovem, apresenta comportamento de limpeza. Em ecossistemas de recifes, ele forma estações de limpeza para remover ectoparasitas de uma ampla variedade de peixes. Quando adulto, o peixe-anjo-francês forma casal e, macho e fêmea permanecem juntos por toda a vida. Juntos, eles acasalam ativamente se locomovendo ao redor de corais durante o dia. Á noite, eles procuram abrigo, geralmente retornando para o mesmo local todas as noites. Essa espécie é muito territorial, mas muito curiosa com mergulhadores.

A reprodução do peixe-anjo-francês é um processo de desova e dispersão de ovos. A fêmea, cheia de ovos, se desloca com o macho para a superfície, onde os ovos e o esperma são liberados na água. Os ovos se desenvolvem em leitos de plânctons flutuantes onde os jovens crescem até que possam viajar até o recife de coral. Essa espécie atinge a maturidade sexual com a idade de 3,4 anos.

Habitat

O peixe-anjo-francês é encontrado em áreas de recifes de coral, em profundidades entre 3 e 100 m.

Distribuição

O peixe-anjo-francês ocorre no Oceano Atlântico. Ele é encontrado desde a Flórida e Bahamas até o Brasil, e se dispersa ao norte até Nova Iorque na Corrente do Golfo. Essa espécie também já foi relatada nas ilhas de Santa Helena e Ascensão, no Atlântico Oriental.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "French Angelfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 5 Jan. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Kilarski, S. 2000. "Pomacanthus paru" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Pyle, R., Myers, R., Rocha, L.A. & Craig, M.T. 2010. Pomacanthus paru. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T165898A6160204.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.