Moreia-favo-de-mel

Fotografia por Malcolm Browne, CC BY-ND

Local da foto: República das Maldivas

 NEX-5N (SONY)
Distância Focal: 16mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/80s  •  ISO: 1600
Data em que a foto foi tirada: 14/02/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Moreia-favo-de-mel

Gymnothorax favagineus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Anguilliformes
Família Muraenidae
Gênero Gymnothorax
Nome Científico Gymnothorax favagineusBloch & Schneider, 1801
Nome Inglês Honeycomb Moray, Tesselate Moray, Laced Moray
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A moreia-favo-de-mel é um peixe tropical e uma grande espécie de moreia da família Muraenidae.

A moreia-favo-de-mel é branca ou acinzentada com manchas pretas e espaços que formam um padrão de favo de mel. Alguns espécimes têm uma aparência quase preta: as manchas são variáveis no tamanho e entre os indivíduos, muitas vezes em relação ao habitat - moreias que vivem em recifes de coral claros costumam ter menos manchas pretas que as moreias encontradas em águas turvas. As manchas também diminuem de tamanho proporcionalmente de juvenil para adulto. Como a maioria das moreias, a moreia-favo-de-mel não tem nadadeiras peitorais e pélvicas, o que a torna semelhante a uma serpente na aparência.

Crescendo até 3 m de comprimento, a moreia-favo-de-mel é uma das maiores espécies de moreia - grandes espécimes podem ser agressivos na natureza.

Biologia

A moreia-favo-de-mel é um predador ativo durante o dia e à noite, tem olhos pequenos e visão fraca, mas tem um olfato bem desenvolvido que é usado para caçar. Sua dieta é composta de uma grande variedade de peixes, crustáceos e moluscos.

As moreias têm uma forma única de engolir suas presas. Isto se deve a um segundo conjunto de mandíbulas (mandíbulas faríngeas) que elas têm na parte de trás de suas gargantas. Quando atacam suas presas, elas agarram com seu primeiro conjunto de mandíbulas, depois com o segundo, enquanto ainda seguram com o primeiro conjunto. Quando o segundo conjunto de mandíbulas tem um domínio sobre a presa, ela puxa a presa para o sistema digestivo.

Geralmente as moreias são vistas com a boca aberta mostrando seus grandes dentes e muitas pessoas pensam que isso é uma exibição agressiva. Na verdade, elas estão bombeando água através de suas bocas e pelas suas brânquias para que elas possam respirar enquanto estão paradas.

Habitat

A moreia-favo-de-mel tem como habitat os recifes planos e encostas externas de recifes continentais em profundidades de até 45 m. Geralmente é encontrada em buracos ou fendas de recifes com apenas a cabeça para fora.

Distribuição

A moreia-favo-de-mel é encontrada no Indo-Pacífico, do Mar Vermelho e leste da África até Papua Nova Guiné, norte ao sul do Japão, Taiwan e sul da Austrália.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Laced Moray." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • EcoMarines.
  • Discovery Life.
  • Aquatopia.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.