Moreia-de-margens-amarelas

Fotografia por Bernard DUPONT, CC BY-SA

Local da foto: Ilha Kapalai, Sabá, Malásia

 Canon PowerShot G10 (Canon)
Distância Focal: 6mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/60s  •  ISO: 80
Data em que a foto foi tirada: 22/01/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Moreia-de-margens-amarelas

Gymnothorax flavimarginatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Anguilliformes
Família Muraenidae
Gênero Gymnothorax
Nome Científico Gymnothorax flavimarginatus(Rüppell, 1830)
Nome Inglês Yellowmargin Moray, Yellow-margin Moray, Yellow-margined Moray, Yellowedged Moray, Yellow-edged Moray
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A moreia-de-margens-amarelas é uma espécie de peixe marinho da família Muraenidae. Seu nome comum é uma referência às margens posteriores amarelas/verdes das nadadeiras.

A moreia-de-margens-amarelas tem um corpo amarelado densamente manchado com marrom-escuro, frente da cabeça cinza arroxeada, margens posteriores das nadadeiras amarelas/verdes e abertura opercular preta. A íris é amarela ou laranja. Indivíduos jovens podem ter manchas marrons sobre um fundo amarelo brilhante. A espécie não tem nadadeiras peitorais ou pélvicas e a nadadeira dorsal percorre todo o comprimento do corpo.

Uma grande espécie de moreia, a moreia-de-margens-amarelas pode crescer até 2,4 m de comprimento.

Biologia

A moreia-de-margens-amarelas é uma espécie carnívora e sua dieta é composta de cefalópodes, peixes e crustáceos. Ela caça suas presas principalmente à noite e sua principal ferramenta de caça é o seu excelente olfato, que compensa sua visão fraca.

As moreias têm uma forma única de engolir suas presas. Isto se deve a um segundo conjunto de mandíbulas (mandíbulas faríngeas) que elas têm na parte de trás de suas gargantas. Quando atacam suas presas, elas agarram com seu primeiro conjunto de mandíbulas, depois com o segundo, enquanto ainda seguram com o primeiro conjunto. Quando o segundo conjunto de mandíbulas tem um domínio sobre a presa, ela puxa a presa para o sistema digestivo.

Uma espécie solitária e curiosa, a moreia-de-margens-amarelas geralmente é vista com a cabeça saindo de uma fenda no recife onde vive. A moreia é um animal muito tímido e só ataca se for provocada.

Geralmente as moreias são vistas com a boca aberta mostrando seus grandes dentes. Esse comportamento muitas vezes pode ser visto como uma ameaça, especialmente para mergulhadores. Na verdade, elas estão bombeando água através da boca e pelas brânquias para respirarem enquanto estão paradas.

Estudos têm mostrado hermafroditismo em moreias, algumas sendo sequenciais e outras síncronas que podem se reproduzir com ambos os sexos. A corte geralmente ocorre quando a temperatura da água está alta. Macho e fêmea envolvem seus corpos em volta um do outro e simultaneamente liberam esperma e óvulos. Após a eclosão dos ovos, as larvas flutuam no oceano por cerca de 8 meses antes de se tornarem jovens moreias.

Habitat

A moreia-de-margens-amarelas habita áreas de corais ou áreas rochosas de recifes e regiões costeiras protegidas até recifes em direção ao mar. É encontrada entre 1 e 150 m de profundidade.

Distribuição

A moreia-de-margens-amarelas ocorre no Indo-Pacífico e no Pacífico Oriental. No Indo-Pacífico, ocorre no Mar Vermelho e África do Sul em direção ao leste até as ilhas Austrais e ilhas Tuamotu, ao norte até as ilhas Ryukyu e ilhas do Arquipélago do Havaí, ao sul até a Nova Caledônia. No Pacífico Oriental, ocorre na Costa Rica, Panamá e Galápagos. No sudeste do Atlântico, ocorre na África do Sul.

Continentes de Ocorrência

África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Randall, J.E., Allen, G.R. & R.C. Steene. 1997. Fishes of the Great Barrier Reef and Coral Sea. Crawford House Press. Pp. 557.
  • Mark McGrouther, Yellowmargin Moray, (Gymnothorax flavimarginatus). Australian Museum.
  • Chen, H.-M., K.-T. Shao and C.T. Chen, 1994. A review of the muraenid eels (Family Muraenidae) from Taiwan with descriptions of twelve new records. Zool. Stud. 33(1):44-64. (Ref. 6934).
  • Dianne J. Bray, Gymnothorax flavimarginatus in Fishes of Australia, acessado em 17 Abr 2018.
  • Dangerous Fishes of the Eastern and Southern Arabian Peninsula, pag. 74. Laith A. Jawad.
  • Seaunseen Website.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.