Moreia-de-faixa

Fotografia por Georg Antos, CC BY-NC-ND

Local da foto: Bali, Indonésia

 DYNAX 7D (KONICA MINOLTA )
Distância Focal: 105mm  •  Abertura: f/29.0  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 15/05/2008
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Moreia-de-faixa

Rhinomuraena quaesita
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Anguilliformes
Família Muraenidae
Gênero Rhinomuraena
Nome Científico Rhinomuraena quaesitaGarman, 1888
Nome Inglês Ribbon Moray, Black Leafnosed Moray Eel, Ribbon Eel, Black Ribbon Eel
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2010)

Descrição

A moreia-de-faixa é uma espécie de peixe de água salgada e o único membro do gênero Rhinomuraena. As diferentes variações de cor da moreia-de-faixa antes eram consideradas espécies separadas, mas agora são consideradas a mesma espécie.

A moreia-de-faixa é um animal elegante, tendo uma semelhança com um mítico dragão chinês, com um corpo fino, longo e nadadeiras dorsais altas. Ela pode ser facilmente reconhecida por suas narinas expandidas. Os juvenis e subadultos têm uma coloração preta com a nadadeira dorsal amarela, enquanto as fêmeas, são amarelas com a nadadeira anal preta e com margens brancas nas nadadeiras. Machos adultos são azuis com a nadadeira dorsal amarela.

A moreia-de-faixa pode crescer até cerca de 1 m de comprimento total.

Biologia

A moreia-de-faixa é a única moreia hermafrodita protândrica, ou seja, pode mudar de sexo. Todas as moreias-de-faixa fêmeas são, na verdade, machos que mudaram de sexo quando houve essa necessidade na sua região.

Como muitas moreias, a moreia-de-faixa às vezes é considerada irritada ou agressiva, pois sua boca muitas vezes está aberta, parecendo pronta para atacar. Na realidade, a moreia simplesmente está respirando. Ela precisa manter a boca aberta para respirar porque ela não tem brânquias.

Na natureza, a moreia-de-faixa se enterra na areia ou se esconde em rochas ou recifes, saindo apenas para se alimentar. É uma espécie carnívora e sua dieta é composta de pequenos peixes e outras criaturas marinhas que nadam perto de suas cavernas e esconderijos.

A moreia-de-faixa pode viver até 20 anos.

Habitat

A moreia-de-faixa tende a habitar pequenas cavernas, sob a areia ou lama, ou se esconde em outras aberturas nas rochas. Esta espécie de moreia geralmente permanece na mesma área, e é conhecida por habitar a mesma cavidade por anos. Ela não é particularmente territorial com outras moreias e, muitas vezes, dois machos compartilham a mesma cavidade.

Distribuição

A moreia-de-faixa pode ser encontrada ao longo dos Oceanos Índico e Pacífico. Ela ocorre do leste da África até a Polinésia Francesa, do norte ao sul do Japão e, ao sul, até o noroeste e leste da costa da Austrália e Nova Caledônia.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Ribbon Eel." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Mar. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • McCosker, J.E. 2010. Rhinomuraena quaesita. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T155301A4770176.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.