Moreia-de-boca-branca

Fotografia por Chris Wilson, CC BY-NC

Local da foto: Havaí

 Canon EOS 20D (Canon)
Distância Focal: 36mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 19/09/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Moreia-de-boca-branca

Gymnothorax meleagris
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Anguilliformes
Família Muraenidae
Gênero Gymnothorax
Nome Científico Gymnothorax meleagris(Shaw, 1795)
Nome Inglês Whitemouth Moray, White-mouth Moray, Turkey Moray, Guineafowl Moray
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A moreia-de-boca-branca, conhecida também como moreia-da-turquia, é uma espécie de peixe marinho da família Muraenidae.

A cor do corpo da moreia-de-boca-branca varia do marrom ao marrom amarelado com numerosas manchas brancas na cabeça e no corpo. O interior da boca e a ponta da cauda são brancas. Existem dentes caninos alargados na frente do maxilar superior. A boca é proporcionalmente larga com dentes projetados para rasgar a carne ao invés de triturar ou segurar. No céu da boca tem fileiras adicionais de dentes, que são maiores do que os dentes ao redor da borda da mandíbula. Ela não tem nadadeiras peitorais ou pélvicas e a nadadeira dorsal se estende pelo comprimento do corpo. Moreias secretam muco sobre sua pele sem escamas, que em algumas espécies contém toxinas. Elas têm uma pele grossa e um grande número de células que secretam muco. Uma mancha negra envolve a abertura das brânquias.

A moreia-de-boca-branca pode crescer até 1,2 m de comprimento.

Biologia

A moreia-de-boca-branca geralmente é vista se projetando de um buraco ou de uma pequena toca e raramente é vista em local aberto. Ela não é agressiva, mas merece atenção por causa de seus dentes afiados e, se ameaçada, pode morder. As moreias têm guelras proporcionalmente pequenas situadas na parte posterior da boca. Elas estão constantemente abrindo e fechando a boca para facilitar o fluxo de água sobre suas guelras. Em geral, o comportamento de abrir e fechar a boca constantemente não é um comportamento de agressividade.

A moreia-de-boca-branca parece ser igualmente ativa durante o dia e a noite. É uma espécie carnívora e sua dieta é composta de pequenos peixes e, ocasionalmente, crustáceos. Ela passa o tempo em buracos no recife para rapidamente emergir para capturar peixes próximos com seu ataque surpresa.

As moreias têm um segundo conjunto de mandíbulas (mandíbulas faríngeas) situadas na parte de trás da garganta. Quando atacam suas presas, elas agarram com seu primeiro conjunto de mandíbulas, depois com o segundo, enquanto ainda seguram com o primeiro conjunto. Quando o segundo conjunto de mandíbulas tem um domínio sobre a presa, ela puxa a presa para o sistema digestivo. As moreias são os únicos peixes que usam mandíbulas faríngeas para capturar presas. A principal ferramenta de caça das moreias é o excelente olfato, que compensa a visão fraca.

Estudos têm mostrado hermafroditismo em moreias, algumas sendo sequenciais e outras síncronas que podem se reproduzir com ambos os sexos. A corte geralmente ocorre quando a temperatura da água está elevada. As moreias envolvem seus corpos um ao lado do outro e simultaneamente liberam esperma e ovos. Após a eclosão dos ovos, as larvas flutuam no oceano por cerca de 8 meses antes de se tornarem jovens e depois adultas.

Habitat

A moreia-de-boca-branca tem como habitat as águas rasas de lagoas e recifes ricos em corais e peixes, a uma profundidade de até 36 m.

Distribuição

A moreia-de-boca-branca tem ampla distribuição em toda a área do Indo-Pacífico, desde a costa leste da África, incluindo o Mar Vermelho, até a Polinésia e Havaí, e do sul do Japão até a Nova Caledônia.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Turkey Moray." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Set. 2016. Web 28 Jun 2017.
  • Chen, H.-M., K.-T. Shao and C.T. Chen, 1994. A review of the muraenid eels (Family Muraenidae) from Taiwan with descriptions of twelve new records. Zool. Stud. 33(1): 44-64. (Ref. 6934). Fishbase.org
  • Seaunseen.
  • Australian Museum

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.