Moreia-de-boca-amarela

Fotografia por Ian Shaw, CC BY-NC

Local da foto: Ilha Solitária do Norte, Nova Gales do Sul, Austrália

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Moreia-de-boca-amarela

Gymnothorax nudivomer
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Anguilliformes
Família Muraenidae
Gênero Gymnothorax
Nome Científico Gymnothorax nudivomer(Günther, 1867)
Nome Inglês Yellowmouth Moray
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

A moreia-de-boca-amarela é uma espécie de peixe marinho da família Muraenidae.

A moreia-de-boca-amarela tem um corpo afunilado e comprido, com uma coloração de fundo marrom pontilhada ou amarela pontilhada com pequenos pontos brancos margeados com marrom mais escuro do que a sua cor de fundo. O tamanho desses pontos é relativamente pequeno na cabeça e ficam maiores em direção à cauda. O interior da boca é amarelo brilhante. A abertura branquial é marrom-escura.

A moreia-de-boca-amarela é um peixe de tamanho grande que pode atingir um comprimento máximo de até 1,8 m.

Biologia

Uma espécie solitária e carnívora, a moreia-de-boca-amarela deixa sua toca à noite para caçar ativamente suas presas ao longo de recifes. Ela se alimenta principalmente de peixes.

Geralmente a moreia é vista com a boca aberta mostrando seus grandes dentes. Esse comportamento muitas vezes pode ser visto como uma ameaça, especialmente para mergulhadores. Na verdade, ela está bombeando água através da boca e pelas brânquias para respirar enquanto está parada. A moreia é um animal muito tímido e só ataca se for provocada.

A moreia-de-boca-amarela produz um muco tóxico. Sua pele grossa (até 2 mm de espessura) tem células específicas com formato de disco que produzem toxinas. Assim, em contraste com muitos outros animais marinhos tóxicos que ingerem criaturas venenosas e armazenam as toxinas ingeridas em seus próprios tecidos, as moreias são capazes de produzir crinotoxinas em si. Essas células com formato de disco não são encontradas somente na moreia-de-boca-amarela, mas também são encontradas em muitas outras espécies de moreias. É possível que todas as espécies de moreias produzem toxinas.

Habitat

A moreia-de-boca-amarela vive nas encostas externas de recifes de corais, abrigada em fendas entre 2 e 271 m de profundidade, mas geralmente é vista em profundidades de aproximadamente 30 m.

Distribuição

A moreia-de-boca-amarela é encontrada por toda a região do Indo-Pacífico, da costa leste da África, incluindo o Mar Vermelho, até a Polinésia e Havaí, e do sul do Japão até a Nova Caledônia.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Gymnothorax nudivomer." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Aug. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • WhatsThatFish.com
  • Tropical Fish Magazine.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.