Garoupa-gigante

Fotografia por Manuel Heinrich, CC BY-SA

Local da foto: Bancoque, Tailândia

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Garoupa-gigante

Epinephelus lanceolatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Serranidae
Gênero Epinephelus
Nome Científico Epinephelus lanceolatus(Bloch, 1790)
Nome Inglês Giant Grouper, Queensland Grouper, Brindle Bass, Brown Spotted Cod
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2006)

Descrição

A garoupa-gigante, conhecida também como garoupa-de-queensland, é uma grande espécie de peixe marinho da família Serranidae, e um dos maiores peixes ósseos do mundo.

Apesar de ser o maior peixe habitante de recifes do mundo, a garoupa-gigante raramente é vista na natureza. Os juvenis são caracterizados pelas manchas escuras e um padrão de faixas, enquanto os adultos, têm manchas pelo corpo e uma coloração que varia da marrom a cinza-escura, uma coloração que proporciona boa camuflagem no habitat de recife.

A garoupa-gigante tem um corpo robusto e cauda arredondada, e é vista com frequência descansando imóvel no fundo ou flutuando na água. Essa espécie pode crescer até pelo menos 2,7 m de comprimento e pesar mais de 400 kg.

Biologia

Há pouca informação disponível sobre a biologia da garoupa-gigante, uma espécie solitária e de vida longa. É um peixe carnívoro e sua dieta consiste de lagostas, caranguejos, peixes ósseos e pequenos tubarões.

Pouco se sabe sobre os hábitos de reprodução da garoupa-gigante, mas acredita-se que ela atinge a maturidade sexual com cerca de 1,3 m de comprimento, e a desova provavelmente ocorre durante os meses de verão, quando a fêmea libera uma grande quantidade de ovos na água. Surpreendentemente, há registros de vários ataques dessa grande espécie de garoupa a mergulhadores.

Habitat

A garoupa-gigante habita cavernas, recifes rochosos e recifes de coral, principalmente em águas rasas. Ela também pode ser encontrada em portos e estuários.

Distribuição

A garoupa-gigante é o membro mais amplamente distribuído da família das garoupas. Ela ocorre na região do Indo-Pacífico, da África do Sul até as Ilhas do Havaí. No sudeste asiático ela ocorre no Japão, China, Filipinas, Malásia e Indonésia, e as populações ocorrem ao longo das costas tropicais e temperadas da Austrália, de Nova Gales do Sul até Queensland.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Europa

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Giant Grouper." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 16 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Giant Grouper fact file on ARKive.
  • Shuk Man, C. & Ng Wai Chuen (Grouper & Wrasse Specialist Group). 2006. Epinephelus lanceolatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2006: e.T7858A12856033.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.