Garoupa-de-coral

Fotografia por Mark Rosenstein, CC BY-NC-SA

Local da foto: Ilhas Salomão, Oceania

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Garoupa-de-coral

Cephalopholis miniata
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Serranidae
Gênero Cephalopholis
Nome Científico Cephalopholis miniata(Forsskål, 1775)
Nome Inglês Blue-spotted Rockcod, Coral Cod, Coral Grouper, Coral Rockcod, Coral Trout, Vermilion Grouper, Vermilion Seabass
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2008)

Descrição

A garoupa-de-coral é uma espécie de peixe marinho da família Serranidae.

Um peixe de recife robusto e relativamente pequeno, a garoupa-de-coral tem um corpo com uma coloração que varia do vermelho/laranja ao marrom avermelhado, geralmente mais escuro na parte traseira e atrativamente marcado com numerosos pontos pequenos de cor azul pálido. Os pontos geralmente têm margens escuras e se estendem para a cabeça e para as nadadeiras dorsal, anal e caudal. As nadadeiras peitorais têm uma coloração amarelo alaranjado com apenas alguns pontos azuis na base, enquanto as nadadeiras pélvicas são vermelhas/laranja com uma borda cinza azulada. As nadadeiras caudal, anal e a parte mole da nadadeira dorsal geralmente têm uma margem estreita azul e uma linha submarginal escura. A nadadeira caudal é arredondada e a parte da frente da nadadeira dorsal tem nove espinhos, entre os quais a membrana da nadadeira é distintamente recortada.

A garoupa-de-coral algumas vezes também apresenta uma forma de cor que tem barras diagonais verde-oliva pálida em todo o corpo. Os juvenis são mais amarelados na cor do que os adultos, e têm menos pontos, os quais têm uma coloração azul mais fraca.

O nome científico da garoupa-de-coral, "miniata", significa "vermelho brilhante", em referência a coloração brilhante do animal.

A garoupa-de-coral pode atingir até 50 cm de comprimento.

Biologia

A garoupa-de-coral se alimenta principalmente de peixes, particularmente da espécie Pseudanthias squamipinnis, com o restante da dieta composta de crustáceos, tais como caranguejos ou camarões. Esta garoupa geralmente é um predador de emboscada, esperando entre os corais ou em fendas uma presa passar próximo da sua área de alcance, ou emboscando presas com uma rápida corrida de baixo para cima. Enquanto espera pacientemente por uma presa, a garoupa-de-coral pode assumir um padrão de cores de camuflagem e fechar as nadadeiras. Esta espécie geralmente se alimenta no início da manhã e no meio da tarde, e também usa técnicas alternativas de caça, incluindo seguir outro predador, como um polvo ou moreia, capturando presas expelidas pelo predador. Por sua vez, a garoupa-de-coral pode potencialmente ser predada por peixes maiores e mamíferos marinhos.

A garoupa-de-coral foi registrada desovando entre maio e outubro. Esta espécie forma um harém composto de um único macho dominante e entre 2 e 12 fêmeas. O grupo ocupa um território de até 475 m², subdividido em territórios menores, os quais são defendidos por uma única fêmea. Como muitas outras espécies de garoupa, a garoupa-de-coral provavelmente é um peixe hermafrodita protogínico, ou seja, os indivíduos começam a vida como fêmeas, mas depois mudam de sexo e se tornam machos. As fêmeas dessa espécie atingem a maturidade sexual com um comprimento de corpo entre 23 a 26 cm.

Habitat

Esta espécie de recife de coral habita águas claras em profundidades de até 150 m, apesar de ser vista com mais frequência em águas relativamente rasas de até aproximadamente 30 m. A garoupa-de-coral é encontrada mais frequentemente em áreas de recifes expostos ao invés de áreas de recifes protegidos.

Distribuição

A garoupa-de-coral é encontrada nos oceanos Pacífico e Índico, ocorrendo desde o Mar Vermelho até a África do Sul, e a leste até as Ilhas da Linha no Pacífico Central. Ela está ausente do Golfo da Arábia e do Golfo de Omã.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Coral Hind." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 6 Nov. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • Coral Hind fact file on ARKive.
  • Cabanban, A.S., Kulbicki, M., Fennessy, S., Heemstra, P.C. & Yeeting, B. 2008. Cephalopholis miniata. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T132732A3435490.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.