Dragão-marinho-folheado

Fotografia por Sylke Rohrlach, CC BY-SA

Local da foto: Austrália

 RICOH GX200 (RICOH )
Distância Focal: 5mm  •  Abertura: f/7.2  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 64
Data em que a foto foi tirada: 27/12/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Dragão-marinho-folheado

Phycodurus eques
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Syngnathidae
Gênero Phycodurus
Nome Científico Phycodurus eques(Günther, 1865)
Nome Inglês Leafy Seadragon, Glauert's Seadragon
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2006)

Descrição

O dragão-marinho-folheado, conhecido também como dragão-marinho-de-glauert, é um peixe marinho da família Syngnathidae (a mesma família dos cavalos-marinhos), e o único membro do gênero Phycodurus.

O dragão-marinho-folheado lembra um cavalo-marinho, com o seu focinho alongado e corpo coberto com placas ósseas. Sua cor varia do marrom amarelado ao verde, mas a cor pode variar dependendo da idade, dieta e localidade. As nadadeiras peitorais estão localizadas no pescoço e uma nadadeira dorsal corre ao longo das costas do animal. Como o seu nome comum sugere, existem vários apêndices semelhantes a folhas ao longo do seu corpo, que ajudam a tornar esse peixe de aparência estranha semelhante as algas de seu habitat. Os olhos estão localizados acima do focinho alongado e existem vários espinhos defensivos ao longo dos lados do corpo.

Embora não seja tão grande, o dragão-marinho-folheado é ligeiramente maior do que a maioria dos cavalos-marinhos, crescendo até aproximadamente 20 a 24 cm.

Biologia

O dragão-marinho-folheado se alimenta sugando pequenos crustáceos, tais como anfípodes e misidáceos, plâncton e larvas de peixes através do seu focinho longo parecido com um tubo.

O dragão-marinho-folheado se impulsiona por meio de uma nadadeira peitoral na parte superior do seu pescoço e uma nadadeira dorsal em suas costas próxima do final da cauda. Essas pequenas nadadeiras são quase totalmente transparentes e difíceis de ver enquanto elas ondulam minuciosamente para mover o animal tranquilamente pela água, completando a ilusão de algas flutuantes.

O dragão-marinho-folheado pode ser visto solitariamente ou em pares. É um animal lento e depende da sua elegante camuflagem para se proteger de predadores. Em comum com os cavalos-marinhos, é o macho que carrega os ovos em desenvolvimento. A época de reprodução vai de outubro a março. A fêmea produz até 250 ovos de cor rosa brilhante, em seguida, ela os deposita na cauda do macho com o seu ovopositor (um tubo longo). Após 9 semanas, os ovos começam a eclodir dependendo das condições da água. O macho bombeia sua cauda até os jovens filhotes emergirem, um processo que ocorre ao longo de 24 a 48 horas. O macho ajuda na eclosão dos ovos, agitando a cauda e esfregando-a com algas e rochas. Depois que nascem, os filhotes são totalmente independentes e se alimentam de zooplâncton até se tornarem grandes o suficiente para caçarem misidáceos. Apenas cerca de 5% dos ovos sobrevivem.

O dragão-marinho-folheado atinge a maturidade sexual por volta dos 28 meses de idade.

Habitat

O dragão-marinho-folheado habita recifes rochosos, leitos de algas, pradarias marinhas e estruturas colonizadas por algas. Ele é encontrado em águas costeiras rasas de pelo menos 30 m de profundidade.

Distribuição

O dragão-marinho-folheado é uma espécie endêmica do sul da Austrália, e ocorre de Geraldton na Austrália Ocidental, até a Península Bellarine, em Vitória.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Leafy Seadragon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 17 Mar. 2017. Web. 31 Mar. 2017.
  • Leafy Seadragon file on ARKive.
  • Connolly, R. 2006. Phycodurus eques. The IUCN Red List of Threatened Species 2006: e.T17096A6798664.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.