Dragão-marinho-comum

Fotografia por John Turnbull, CC BY-NC-SA

Local da foto: Nova Gales do Sul, Austrália

 DSC-RX100M2 (SONY)
Distância Focal: 10mm  •  Abertura: f/3.2  •  Tempo de Exposição: 1/500s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 26/08/2017
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Dragão-marinho-comum

Phyllopteryx taeniolatus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Syngnathidae
Gênero Phyllopteryx
Nome Científico Phyllopteryx taeniolatus(Lacepède, 1804)
Nome Inglês Common Seadragon, Weedy Seadragon
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2006)

Descrição

O dragão-marinho-comum é um peixe marinho da família Syngnathidae, é o único membro do gênero Phyllopteryx, e uma das duas únicas espécies de dragões-marinhos - a outra espécie é conhecida como dragão-marinho-folheado (Phycodurus eques) devido ao grande número de apêndices parecidos com folhas ao longo do seu corpo.

O dragão-marinho-comum tem um corpo estreito, com um focinho longo e tubular. Ele tem dois espinhos acima do seu olho, um espinho na frente do olho, e um número variável de apêndices folhosos emparelhados ou simples ao longo do seu corpo. Esses apêndices vermelhos/roxos têm uma borda preta e proporcionam camuflagem para o peixe em seu habitat porque parecem algas flutuantes. O corpo do dragão-marinho-comum geralmente tem uma coloração avermelhada com manchas/pontos amarelos e púrpura. O macho tem um corpo mais estreito e é mais escuro do que a fêmea.

O dragão-marinho-comum tem uma longa nadadeira dorsal ao longo do dorso e nadadeiras peitorais em ambos os lados do pescoço que dão equilíbrio. Essa espécie pode crescer até 46 cm de comprimento.

Biologia

O dragão-marinho-comum é um peixe lento e depende de sua camuflagem como proteção contra predadores. Ele deriva na água e, com os apêndices parecidos com folhas, se assemelha a algas balançando na água em seu habitat.

O dragão-marinho-comum não tem dentes, mas ao invés disso, ele se alimenta pela sucção. Sua boca tubular tem um complexo sistema de ossos puxados por músculos para criar uma força de sucção forte que é direcionada para o alimento. Sua dieta é composta de pequenos camarões, piolhos-do-mar e larvas de peixes.

A época de reprodução do dragão-marinho-comum ocorre no início do verão e há apenas uma ninhada por temporada. Como os seus parentes, os cavalos-marinhos, o macho do dragão-marinho-comum cuida do desenvolvimento dos ovos. Quando um macho está pronto para receber os ovos, o qual ele indica enrugando a metade inferior de sua cauda, a fêmea deposita cerca de 250 ovos na parte inferior de sua cauda. Os ovos são fertilizados e carregados pelo macho por aproximadamente um mês antes dos filhotes emergirem.

Habitat

O dragão-marinho-comum habita águas costeiras com pelo menos 50 m de profundidade. Ele está associado com recifes rochosos, bancos de algas, prados de plantas marinhas e estruturas colonizadas por algas.

Distribuição

O dragão-marinho-comum é uma espécie endêmica das águas do sul da Austrália. Ele é encontrado ao longo da costa sul, desde as Ilhas Abrolhos na Austrália Ocidental até Port Stephens, Nova Gales do Sul. A sua área de ocorrência também inclui a costa da Tasmânia.

Continentes de Ocorrência

Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Common Seadragon." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 15 Dec. 2016. Web. 6 Apr. 2017.
  • Weedy Seadragon fact file on ARKive.
  • Frostic, A. 2000. "Phyllopteryx taeniolatus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Connolly, R. 2006. Phyllopteryx taeniolatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2006: e.T17177A6801911.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.