Cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh

Fotografia por Christian Gloor, CC BY

Local da foto: Lembeh, Indonésia

 E-M5 (OLYMPUS IMAGING CORP.)
Distância Focal: 60mm  •  Abertura: f/13.0  •  Tempo de Exposição: 1/250s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 06/04/2015
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh

Hippocampus pontohi
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Syngnathidae
Gênero Hippocampus
Nome Científico Hippocampus pontohiLourie & Kuiter, 2008
Nome Inglês Pontoh's Pygmy Seahorse
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2010)

Descrição

O cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh é uma espécie de cavalo-marinho da família Syngnathidae. Seu nome é uma homenagem ao guia de mergulho indonésio Hence Pontoh, que descobriu a espécie.

O cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh tem um corpo delgado e uma cauda preênsil. A cabeça é relativamente grande e representa cerca de 25% do tamanho do seu corpo. Os olhos são proeminentes. O focinho é moderadamente longo e não tem a ponta bulbosa. A coroa e a cauda podem ter alguns pequenos bulbos. A cor de fundo do corpo do cavalo-marinho-de-pontoh é esbranquiçada, com uma cor amarela a rosada na cabeça e na parte de trás do seu corpo. Linhas vermelhas finas também podem se estender do ponto inicial dos filamentos cutâneos do seu dorso. A cauda também tem algumas faixas vermelhas.

O cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh é um peixe pequeno, atingindo um comprimento máximo de aproximadamente 1,7 cm do focinho até a ponta da cauda, o que o torna uma das menores espécies de cavalo-marinho do mundo.

Biologia

O cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh tem uma dieta carnívora e se alimenta de pequenos crustáceos e outros organismos planctônicos.

Geralmente encontrado em pares, o cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh é relativamente ativo na parte da manhã e no final da tarde quando não está na luz solar direta. Vive livremente, ao invés de associado a corais gorgônias como o cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant (Hippocampus bargibanti) e o cavalo-marinho-pigmeu-de-denise (Hippocampus denise).

A espécie é ovovivípara, e é o macho que incuba os ovos em sua bolsa incubadora ventral. A bolsa incubadora inclui vilosidades ricas em capilares que cercam cada ovo fertilizado, criando uma espécie de placenta, abastecendo os embriões. Quando estão totalmente crescidos, os filhotes são expulsos da bolsa e se tornam autônomos.

Habitat

O cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh gosta de paredes de recifes expostas a correntes e ricas em plantas do gênero Halimeda ou hidroides da espécie Aglaophenia cupressina. Ele ocorre em profundidades entre 11 e 25 m.

Distribuição

O cavalo-marinho-pigmeu-de-pontoh é encontrado dentro da área do Triângulo de Coral, que inclui Indonésia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Fiji.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hippocampus pontohi." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 10 Nov. 2016. Web. 8 Apr. 2017.
  • Ocean Realm Images.
  • Lourie, S.A. and R.H. Kuiter, 2008. Three new pygmy seahorse species from Indonesia (Teleostei: Syngnathidae: Hippocampus). Zootaxa 1963: 54-68. FishBase.org
  • Sorensen, M. 2010. Hippocampus pontohi. The IUCN Red List of Threatened Species 2010: e.T172282A6864007.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.