Cavalo-marinho-pigmeu-de-denise

Fotografia por Tom Demeyer, CC BY-NC

Local da foto: Wakatobi, Indonésia

 Canon EOS 5D Mark II (Canon)
Distância Focal: 100mm  •  Abertura: f/7.1  •  Tempo de Exposição: 1/125s  •  ISO: 800
Data em que a foto foi tirada: 17/12/2010
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cavalo-marinho-pigmeu-de-denise

Hippocampus denise
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Syngnathidae
Gênero Hippocampus
Nome Científico Hippocampus deniseLourie & Randall, 2003
Nome Inglês Denise's Pygmy Seahorse
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2003)

Descrição

O cavalo-marinho-pigmeu-de-denise é uma espécie de cavalo-marinho da família Syngnathidae.

O cavalo-marinho-pigmeu-de-denise tem um corpo delgado, pescoço longo, focinho curto, uma cauda muito longa e preensil. Seu corpo ou é completamente liso ou tem alguns tubérculos parecidos com pólipos. Sua coloração varia do amarelo, mais ou menos brilhante, ao laranja, muitas vezes com pequenos pontos pretos e, às vezes, faixas mais escuras na cauda.

Embora semelhante ao cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant (Hippocampus bargibanti), o cavalo-marinho-pigmeu-de-denise tem a pele mais lisa, e tem tubérculos menores e menos desenvolvidos. Além disso, machos e fêmeas apresentam diferenças maiores no tamanho do corpo do que no cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant, sendo que a fêmea tem um tronco relativamente alongado e delgado, enquanto o macho é notavelmente mais arredondado.

O cavalo-marinho-pigmeu-de-denise pode atingir um comprimento máximo de 2,4 cm e geralmente tem menos de 2 cm de altura, o que o torna uma das menores espécies de cavalo-marinho.

Biologia

O cavalo-marinho-pigmeu-de-denise é um mestre da camuflagem, sua coloração e corpo com tubérculos combinam exatamente com as hastes e pólipos dos seus hospedeiros - os corais gorgônias. Ele também pode mudar sua cor para combinar com os corais a sua volta.

O cavalo-marinho-pigmeu-de-denise pode ser observado com frequência durante o dia nadando pela superfície dos corais gorgônias nos quais ele vive, e geralmente é mais ativo do que o cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant. A espécie vive em um único coral durante toda a sua vida. Ele se alimenta de pequenos crustáceos e outros zooplânctons.

Muito pouco se sabe sobre o comportamento reprodutivo dessa espécie, embora indivíduos prenhes foram encontrados em fevereiro, maio e outubro, indicando que a reprodução pode ocorrer durante todo o ano. É uma espécie ovovivípara e, inusitadamente, nos cavalos-marinhos é o macho e não a fêmea que incuba os ovos. No entanto, enquanto na maioria das espécies os ovos fertilizados se desenvolvem em uma bolsa totalmente fechada na parte inferior da cauda, nos machos do cavalo-marinho-pigmeu-de-denise e nos machos do cavalo-pigmeu-de-bargibant, os embriões são alojados dentro da região do tronco, sem uma estrutura de bolsa separada. A maturidade sexual dessa espécie ocorre quando os indivíduos atingem apenas 1,3 cm de comprimento.

Habitat

O cavalo-marinho-pigmeu-de-denise é encontrado apenas nos corais gorgônias dos gêneros Annella, Muricella e Echinogorgia. Ele ocorre em profundidades entre 13 e 90 m.

Distribuição

O cavalo-marinho-pigmeu-de-denise ocorre no Pacífico Ocidental, incluindo as águas ao redor da Indonésia, Malásia, Micronésia, Palau, Papua Nova Guiné, Filipinas, Ilhas Salomão e Vanuatu.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Denise's Pygmy Seahorse." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 15 Mar. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Denise's Pygmy Seahorse fact file on ARKive.
  • Project Seahorse. 2003. Hippocampus denise. The IUCN Red List of Threatened Species 2003: e.T41716A10546320.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.