Cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant

Fotografia por Elias Levy, CC BY

Local da foto: Ilhas Raja Ampat, Papua Ocidental, Indonésia

 E-PL2 (OLYMPUS IMAGING CORP. )
Distância Focal: 34mm  •  Abertura: f/5.1  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 14/05/2014
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant

Hippocampus bargibanti
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Syngnathidae
Gênero Hippocampus
Nome Científico Hippocampus bargibantiWhitley, 1970
Nome Inglês Bargibant's Pygmy Seahorse
Estado de Conservação DD  - Dados Insuficientes (IUCN / 2003)

Descrição

O cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant é uma espécie de cavalo-marinho da família Syngnathidae. Essa foi a primeira espécie de cavalo-marinho-pigmeu a ser descoberta - ela foi descoberta em 1969 por um cientista da Nova Caledônia, George Bargibant. É uma das espécies mais bem camufladas dos oceanos, sendo extremamente difícil de detectar entre os corais gorgônias que ele habita. Tão eficaz é essa camuflagem que a espécie não foi realmente descoberta até o seu hospedeiro (coral gorgônia) ser examinado em um laboratório.

Grandes tubérculos bulbosos cobrem o corpo do cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant e combinam com a cor e o formato dos pólipos de suas espécies hospedeiras de coral gorgônia. Existem duas morfias de cor: a morfia púrpura ou cinza-clara com tubérculos rosa ou vermelhos - encontrada no coral gorgônia da espécie Muricella plectana, que tem coloração semelhante; e a morfia amarela com tubérculos laranja - encontrada no coral gorgônia da espécie Muricella paraplectana.

Não se sabe se os indivíduos podem mudar a cor quando mudam de hospedeiro, embora a capacidade de mudar de cor de acordo com o seu ambiente exista em algumas outras espécies de cavalos-marinhos, como o cavalo-marinho-de-white (Hippocampus whitei). Outras características distintas do cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant incluem um corpo e cabeça carnuda, um focinho muito curto e uma cauda longa e preênsil. Essa espécie também é uma das menores espécies de cavalos-marinhos do mundo, geralmente medindo menos de 2 cm de altura.

Biologia

Os adultos do cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant geralmente são encontrados em pares ou grupos de pares, com até 28 cavalos-marinhos-pigmeus registrados em um único coral gorgônia, e podem ser monogâmicos.

Talvez a característica mais incomum e única da biologia do cavalo-marinho é o fato de que é o macho, e não a fêmea, que engravida. Quando maduro, o macho desenvolve uma bolsa no ventre, conhecida como bolsa incubadora. A reprodução ocorre durante todo o ano. A fêmea insere seu ovopositor na bolsa do macho e coloca seus ovos. O macho então fertiliza os ovos, que ficam anexados na parede da bolsa. A gestação dura, em média, duas semanas, durante a qual o macho carrega os ovos dentro da sua bolsa incubadora. Os filhotes parecem adultos em miniatura quando nascem, e já são totalmente independentes.

Habitat

O cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant ocorre apenas em corais gorgônias do gênero Muricella e, geralmente é encontrado entre 16 e 40 m de profundidade.

Distribuição

O cavalo-marinho-pigmeu-de-bargibant ocorre em recifes de coral no Pacífico Ocidental tropical ao redor da Austrália (Queensland), Indonésia, Japão, Nova Caledônia, Papua Nova Guiné e Filipinas.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hippocampus bargibanti." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 7 Nov. 2016. Web. 1 Apr. 2017.
  • Bargibant's Pygmy Seahorse fact file on ARKive.
  • Project Seahorse. 2003. Hippocampus bargibanti. The IUCN Red List of Threatened Species 2003: e.T10060A3158205.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.