Cavalo-marinho-comum

Fotografia por M.Christian, CC BY-NC-ND

Local da foto: Aquário de Monterey, Califórnia, Estados Unidos

 Canon EOS 50D (Canon)
Distância Focal: 50mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/50s  •  ISO: 1600
Data em que a foto foi tirada: 20/04/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cavalo-marinho-comum

Hippocampus kuda
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Syngnathiformes
Família Syngnathidae
Gênero Hippocampus
Nome Científico Hippocampus kudaBleeker, 1852
Nome Inglês Common Seahorse, Estuary Seahorse, Yellow Seahorse, Spotted Seahorse
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2014)

Descrição

O cavalo-marinho-comum, conhecido também como cavalo-marinho-do-estuário e cavalo-marinho-amarelo, é uma das muitas espécies de cavalos-marinhos da família Syngnathidae.

O cavalo-marinho-comum é uma espécie de cavalo-marinho relativamente grande, e não é tão comum como o seu nome comum sugere. Como todos os cavalos-marinhos, sua cabeça está posicionada a 90 graus, os olhos podem se mover independentemente um do outro, e a cauda é preênsil. Ao invés de ter escamas, como na maioria dos outros peixes, os cavalos-marinhos têm uma camada de pele esticada sobre placas ósseas que são visíveis como anéis passando em volta do tronco. A natação é impulsionada por uma nadadeira dorsal que oscila rapidamente, e o cavalo-marinho se guia usando as nadadeiras peitorais situadas em cada lado do seu corpo.

O cavalo-marinho-comum tem uma cabeça e corpo profundos e um focinho robusto e grosso. Os indivíduos muitas vezes são completamente pretos, ou podem ser amarelados ou creme com grandes pontos escuros. Em comum com outras espécies de cavalos-marinhos, essa espécie é um mestre da camuflagem, e pode ocasionalmente ter uma coloração de areia para se misturar com o fundo arenoso. Essa espécie geralmente tem entre 7 e 17 cm de comprimento.

Biologia

O cavalo-marinho-comum se alimenta principalmente de zooplâncton, pequenos crustáceos, peixes e larvas. Ele é um predador de emboscada e fica à espera de pequenos crustáceos que nadam próximos a ele, em seguida, ele suga a presa para dentro da sua boca e a engole inteira, pois ele não possui dentes. O cavalo-marinho não tem muitos predadores naturais, uma vez que ele conta com a sua excelente camuflagem para proteção, e também é intragável devido ao seu corpo coberto de placas ósseas.

O cavalo-marinho-comum é um fraco nadador e geralmente permanece ancorado em substratos usando sua cauda preênsil. É uma espécie ativa durante o dia e geralmente é solitário, exceto na época de acasalamento.

Talvez a característica mais incomum e única da biologia do cavalo-marinho é o fato de que é o macho, e não a fêmea, que engravida. Quando maduro, o macho desenvolve uma bolsa no ventre, conhecida como bolsa incubadora. A reprodução ocorre na primavera e no verão, quando a fêmea insere seu ovopositor na bolsa do macho e coloca seus ovos. O macho então fertiliza os ovos, que ficam anexados na parede da bolsa. A bolsa é muito semelhante ao útero encontrado em fêmeas de mamíferos; um líquido placentário remove os resíduos e fornece oxigênio e nutrientes para os ovos. Conforme a gestação avança, esse líquido se torna gradualmente semelhante à água do mar circuncidante, assim, quando os jovens cavalos-marinhos nascem, a alteração da salinidade não é tão grande. Após 20 a 28 dias de gestação, o macho entra em trabalho de parto, geralmente à noite quando há lua cheia. Depois de algumas horas os minúsculos filhotes, que se parecem com os adultos, são liberados da bolsa. Os filhotes são totalmente independentes após o nascimento. Eles são pelágicos na primeira fase da vida, ou se agarram a detritos flutuantes na superfície com suas caudas.

Habitat

O cavalo-marinho-comum geralmente habita águas rasas em estuários, recifes, baías, lagoas costeiras, sedimentos arenosos em zonas litorâneas rochosas e rios com água salobra. Ele também pode ser encontrado em águas abertas e agarrado a vegetação flutuante a até 20 km da costa.

Distribuição

O cavalo-marinho-comum é encontrado em todo o sudeste da Ásia, Austrália, Japão e algumas ilhas do Pacífico, inclusive Havaí.

Continentes de Ocorrência

Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Hippocampus kuda." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 13 May. 2016. Web. 31 Mar. 2017.
  • Common Seahorse file on ARKive.
  • Hashikawa, M. 2004. "Hippocampus kuda" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Aylesworth, L. 2014. Hippocampus kuda. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T10075A16664386.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.