Cangulo-palhaço

Copyright © Katherine Wissenz

Local da foto: Zoológico de Toronto, Ontário, Canadá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Cangulo-palhaço

Balistoides conspicillum
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Tetraodontiformes
Família Balistidae
Gênero Balistoides
Nome Científico Balistoides conspicillum(Bloch & Schneider, 1801)
Nome Inglês Clown Triggerfish, Big-spotted Triggerfish
Estado de Conservação NE  - Não Avaliada pela IUCN

Descrição

O cangulo-palhaço, conhecido também como peixe-porco-palhaço, é uma espécie de peixe marinho da família Balistidae, gênero Balistoides. É uma das espécies de peixes marinhos de aparência mais espetaculares, e recebe seu nome por causa da sua coloração e padrão incomuns.

O cangulo-palhaço é um peixe de pequeno porte, que cresce até 50 cm de comprimento. Seu corpo tem um formato oval e comprimido lateralmente. A cabeça é grande e representa cerca de um terço do comprimento do corpo. A boca é pequena, terminal, com dentes fortes, e suas mandíbulas são poderosas.

A primeira nadadeira dorsal do cangulo-palhaço possui três espinhos, um dos quais é mais longo e mais forte. Ela é erétil e escondida em um sulco dorsal. A segunda nadadeira dorsal é similar em forma e tamanho a nadadeira anal, que é simetricamente oposta a ela. A nadadeira pélvica é reduzida a uma protuberância ventral.

O cangulo-palhaço tem uma coloração de fundo preta. Metade da parte inferior do seu corpo é marcada com manchas brancas grandes que são mais ou menos redondas. A área em torno da primeira nadadeira dorsal apresenta sinuosidades amareladas que lembram os padrões do leopardo (Panthera pardus). Existe um anel amarelado ao redor da sua boca, que é rodeado por um outro anel branco. Uma faixa branca percorre o focinho apenas sob o nível dos olhos. A segunda nadadeira e a nadadeira anal são brancas e sublinhadas com uma linha amarela na sua base. O pedículo caudal tem uma mancha amarelada em sua parte superior e tem três conjuntos horizontais de escamas espinhosas. A nadadeira caudal é amarelada no centro e tem a margem preta. Os jovens têm uma coloração de fundo preta salpicada de pequenas manchas brancas, e a extremidade do focinho e da base da primeira nadadeira dorsal é amarelada.

Biologia

O cangulo-palhaço é uma espécie de atividade diurna, é solitário e defende um território. Ele pode ser muito agressivo com outros peixes e congêneres. A primeiro longo espinho dorsal, quando está levantado, é usado para impressionar o adversário ou para evitar que um predador o tire de seu refúgio.

A dieta do cangulo-palhaço é variada e baseada em diferentes organismos bentônicos, como moluscos, equinodermos e crustáceos.

Habitat

O cangulo-palhaço geralmente é encontrado ao longo das encostas externas de recifes e até 75 m de profundidade.

Distribuição

O cangulo-palhaço é amplamente distribuído ao longo das águas tropicais e subtropicais do Oceano Índico até o Oceano Pacífico ocidental.

Continentes de Ocorrência

África, Ásia, Austrália/Oceania

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Clown Triggerfish." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Dec. 2016. Web. 1 Apr. 2017.
  • Answers in Genesis-USA.

Mais Espécies de Peixes

Conheça mais espécies de Peixes selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.