Urso-preguiça

Fotografia por Rohit Varma, CC BY

Local da foto: Karnataka, Índia

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 560mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 1250
Data em que a foto foi tirada: 14/08/2016
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Urso-preguiça

Melursus ursinus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Ursidae
Gênero Melursus
Nome Científico Melursus ursinus(Shaw, 1791)
Nome Inglês Sloth Bear
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2016)

Descrição

O urso-preguiça, conhecido também como urso-beiçudo, é uma espécie de mamífero da família Ursidae.

O urso-preguiça tem pelagem longa e desgrenhada, apesar do ambiente relativamente quente em que a espécie é encontrada, e é particularmente densa atrás do pescoço e entre os ombros, formando uma juba que pode ter 30 cm de comprimento. O ventre e as pernas inferiores são quase sem pelos. A pelagem é totalmente preta, exceto a mancha com formato de "Y" ou "V" no peito que tem uma cor esbranquiçada ou creme. Essa mancha pode estar ausente, particularmente em espécimes do Sri Lanka. Alguns indivíduos podem apresentar uma pelagem avermelhada ou canela.

O focinho do urso-preguiça é grosso e longo, com mandíbulas pequenas e narinas largas. O lábio inferior é longo e pode ser esticado sobre a borda externa do nariz. As patas são desproporcionalmente grandes e têm garras altamente desenvolvidas com formato de foice que podem medir 10 cm de comprimento. A cauda do urso-preguiça é a mais longa na família dos ursos e pode ter entre 15 e 18 cm de comprimento.

O urso-preguiça é uma espécie de urso de tamanho médio. O peso pode variar de 55 a 95 kg em fêmeas e de 80 a 145 kg em machos. Ele tem entre 60 e 90 cm de altura nos ombros, e entre 1,4 e 1,9 m de comprimento do corpo. As fêmeas são menores do que os machos e têm mais pelos entre os ombros.

Biologia

O urso-preguiça é único entre os ursos, pois a maior parte da sua dieta é composta de insetos, especialmente cupins e formigas. Quebrando um cupinzeiro com suas fortes garras dianteiras, o urso-preguiça insere seu focinho e sopra terra e poeira antes de sugar os cupins em sua boca. A falta de incisivos superiores cria um canal pelo qual o urso suga insetos, e ele é capaz de fechar voluntariamente suas narinas, o que impede a inalação de poeira. O urso-preguiça também se alimenta de mel, aguentando as picadas de abelhas para conseguir favos de mel, bem como de ovos, carniça, vegetação e frutas quando na estação.

Apesar de parecer lento e desajeitado, o urso-preguiça pode galopar mais rápido do que um ser humano correndo. É um excelente escalador, incluindo os filhotes, e pode escalar superfícies lisas e se pendurar de cabeça para baixo. Ele também é um bom nadador e entra na água principalmente para brincar.

O urso-preguiça é principalmente solitário, exceto fêmeas com filhotes. Ele ocupa um território que é marcado arranhando e descascando árvores e esfregando seus flancos contra elas. Intrusos parecem ser tolerados. Os adultos geralmente são ativos durante todo o dia e à noite, exceto fêmeas com filhotes, que parecem restringir suas atividades durante o dia.

A época de reprodução do urso-preguiça varia de acordo com a localização. Na Índia, o acasalamento ocorre em abril, maio e junho, e os filhotes nascem em dezembro e início de janeiro. No Sri Lanka, o acasalamento ocorre durante todo o ano. Um número de machos seguem uma fêmea receptiva por alguns dias e acasalam com ela. Geralmente não ocorre agressão entre eles.

Após um período de gestação de cerca de 6 a 7 meses, a fêmea geralmente dá à luz dois filhotes em uma toca ou em um abrigo sob pedregulhos. Os filhotes nascem cegos e abrem os olhos depois de 4 semanas. A fêmea permanece com seus filhotes durante os 3 primeiros meses. Quando os filhotes estiverem aptos a deixar a segurança da toca, eles passarão a maior parte do tempo sendo transportados nas costas da mãe. Os filhotes ficam com a mãe por até dois anos e meio. A fêmea só reproduz em intervalos de 2 ou 3 anos.

Os filhotes do urso-preguiça se desenvolvem rapidamente comparado com a maioria das outras espécies de urso: eles começam a andar um mês após o nascimento, se tornam independentes aos 24-36 meses, e estão sexualmente maduros com a idade de 3 anos.

Habitat

O urso-preguiça vive em uma grande variedade de habitats, incluindo florestas tropicais úmidas ou secas, savanas, matas e pastagens. Ele é encontrado com mais frequência em altitudes mais baixas e parece ter preferência por florestas mais secas e áreas com afloramentos rochosos.

Distribuição

O urso-preguiça é encontrado no subcontinente indiano no Nepal, Butão, Bangladesh, Índia e Sri Lanka. Existem duas subespécies reconhecidas:

  • Melursus ursinus ursinus: ocorre no Nepal, Butão, Bangladesh e Índia.
  • Melursus ursinus inornatus: ocorre no Sri Lanka.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sloth Bear." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 8 Apr. 2017. Web. 8 Apr. 2017.
  • Sloth Bear fact file on ARKive.
  • Bies, L. 2002. "Melursus ursinus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Dharaiya, N., Bargali, H.S. & Sharp, T. 2016. Melursus ursinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T13143A45033815.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.