Urso-malaio

Fotografia por Michelle Bender, CC BY-NC-ND

Local da foto: Zoológico Burgers, Arnhem, Holanda

 Canon EOS 650D (Canon)
Distância Focal: 218mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/320s  •  ISO: 200
Data em que a foto foi tirada: 15/07/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Urso-malaio

Helarctos malayanus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Ursidae
Gênero Helarctos
Nome Científico Helarctos malayanus(Raffles, 1821)
Nome Inglês Sun Bear, Malayan Sun Bear, Honey Bear
Estado de Conservação VU  - Vulnerável (IUCN / 2008)

Descrição

A menor das oito espécies de ursos existentes no mundo, o urso-malaio tem pelo curto e liso, geralmente preto, mas que pode variar do marrom avermelhado ao cinza. Quase todos os ursos-malaios têm uma mancha individualmente distinta no peito, geralmente amarela, laranja ou branca.

O urso-malaio tem um um focinho largo, relativamente curto e uma cabeça grande, dando ao urso uma aparência canina. Ele tem orelhas pequenas e arredondadas, testa carnuda que ocasionalmente parece enrugada, e uma língua extremamente longa (a mais longa de todas as espécies de urso). Com os pés ligeiramente virados para dentro, grandes patas e longas garras curvadas, o urso-malaio está bem adaptado para subir em árvores.

Medindo entre 120 e 150 cm de comprimento, o urso-malaio é o menor membro da família Ursidae. Os machos tendem a ser de 10  45% maiores do que as fêmeas. Os machos pesam entre 30 e 70 kg e as fêmeas entre 20 e 40 kg.

Biologia

Como a espécie de urso menos estudada, pouco se sabe sobre o urso-malaio. É um onívoro oportunista, usando sua longa língua para comer cupins e formigas, larvas de besouro, larvas de abelha, mel e uma grande variedade de espécies de frutos, especialmente figo. Ocasionalmente, ele também se alimenta de pequenos roedores, aves e lagartos. Durante a época de frutas, as frutas se tornam a maior parte da sua dieta, sendo uma oportunidade para o urso armazenar ou recuperar as reservas de gordura e energia para o longo período de baixa disponibilidade de frutas.

O urso-malaio é principalmente diurno, passando a maior parte das horas do dia forrageando, embora em áreas onde há perturbação por humanos ele pode se tornar mais noturno. Diferente de outros ursos, ele não hiberna.

Pouco se sabe sobre a reprodução e a criação dos filhotes do urso-malaio na natureza. Geralmente as fêmeas são vistas com apenas um filhote e, muito raramente, com dois. O urso-malaio dá à luz em tocas e ocos de árvores, onde o filhote nasce sem pelos e indefeso após um período de gestação de aproximadamente 95 dias. Ele permanece protegido por algum período de tempo até que ele seja capaz de se aventurar para acompanhar a mãe, enquanto ela forrageira e viaja. Acredita-se que o filhote permanece com a mãe até que esteja totalmente crescido, em torno de dois anos de idade. Em cativeiro, o urso-malaio pode viver até 30 anos.

Um urso-malaio adulto tem poucos predadores, exceto os humanos. Ocasionalmente, ele pode ser atacado por predadores como o tigre (Panthera tigris) ou grandes pítons-reticuladas (Python reticulatus). Outros possíveis predadores incluem o leopardo (Panthera pardus), o leopardo-nebuloso-do-continente (Neofelis nebulosa) e o urso-negro-asiático (Ursus thibetanus).

Habitat

O urso-malaio habita florestas tropicais densas, incluindo florestas tropicais sempre-verdes, florestas de montanhas e pântanos. Ele pode ser encontrado em altitudes de até 2.000 m.

Distribuição

A área de ocorrência do urso-malaio não está bem documentada. No entanto, o urso-malaio é encontrado no sudeste asiático, desde a fronteira leste da Índia e norte de Mianmar, ao Laos, Camboja, Vietnã e Tailândia, Península da Malásia e as ilhas de Sumatra e Bornéu. A área de ocorrência do urso-malaio foi muito reduzida devido à caça e à destruição em grande escala do seu habitat.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sun Bear." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 23 Mar. 2017. Web. 1 Apr. 2017.
  • Malayan Sun Bear fact file on ARKive.
  • Fredriksson, G., Steinmetz, R., Wong, S. & Garshelis, D.L. (IUCN SSC Bear Specialist Group). 2008. Helarctos malayanus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T9760A13014055.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.