Tamanduá-pigmeu

Fotografia por Quinten Questel, CC BY-SA

Local da foto: Ilha de Trindade

 Canon EOS 5D Mark III (Canon)
Distância Focal: 120mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 100
Data em que a foto foi tirada: 21/12/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Tamanduá-pigmeu

Cyclopes didactylus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Pilosa
Família Cyclopedidae
Gênero Cyclopes
Nome Científico Cyclopes didactylus(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Pygmy Anteater, Silky Anteater
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2014)

Descrição

O tamanduá-pigmeu, conhecido também como tamanduá-anão, tamanduá-sedoso e tamanduaí, é um mamífero da família Cyclopedidae. É a menor das quatro espécies de tamanduá e a única espécie do gênero Cyclopes.

O tamanduá-pigmeu tem uma face curta e um crânio relativamente largo. A pelagem é densa e macia, e a cor varia do cinza ao amarelado, com um brilho prateado. Os olhos são negros e as solas dos pés são vermelhas. Os adultos têm entre 36 e 45 cm de comprimento incluindo uma cauda de 17 a 24 cm, e pesam entre 175 e 400 g.

Biologia

O tamanduá-pigmeu é uma espécie arborícola e muito raramente desce ao chão. Tem movimentos lentos e geralmente é um animal inofensivo. Quando ameaçado, como outros tamanduás, o tamanduá-pigmeu se defende em pé sobre suas patas traseiras, mantendo suas patas dianteiras perto do seu rosto para atacar com suas garras afiadas qualquer animal que tente se aproximar.

O tamanduá-pigmeu tem uma dieta estritamente insetívora. Alimenta-se principalmente de cupins e formigas arborícolas (formigas brancas), mas ocasionalmente se alimenta de besouros da família Coccinellidae. O tamanduá-pigmeu come, em média, entre 100 e 8.000 formigas por dia. Esta espécie é um alimentador oportunista que forrageia entre a copa das árvores e invade ninhos de formigas com sua língua longa e pegajosa.

O período de gestação do tamanduá-pigmeu é de 120 a 150 dias. A fêmea dá à luz um único filhote em um ninho de folhas secas em um buraco de árvore. Os machos às vezes levam o filhote em suas costas. Os pais alimentam o filhote regurgitando insetos semidigeridos para ele comer.

Habitat

O tamanduá-pigmeu habita uma variedade de diferentes tipos de florestas, incluindo florestas semidecíduas, florestas tropicais e florestas de mangue, desde nível do mar até 1.500 m de altitude. A espécie também usa as árvores do gênero Ceiba como habitat, pois têm grandes vagens de sementes que contêm massas de uma fibra de seda prateada. Isto serve como uma excelente camuflagem para este pequeno tamanduá, pois o brilho das vagens e o pelo sedoso do tamanduá são quase idênticos. O tamanduá-pigmeu precisa dessa proteção porque seus predadores, que incluem o gavião-real (Harpia harpyja), a coruja-de-óculos (Pulsatrix perspicillata) e falcões, têm excelente visão.

Distribuição

O tamanduá-pigmeu é encontrado desde Oaxaca e sul de Veracruz, no México, pela América Central (exceto El Salvador), e ao sul até o Equador, norte do Peru, Bolívia e Brasil. Uma pequena população isolada também é encontrada no norte da Mata Atlântica do leste do Brasil, e também existe tamanduá-pigmeu na Ilha de Trindade.

Continentes de Ocorrência

América do Norte, América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Silky Anteater." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 1 Feb. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Schober, M. 1999. "Cyclopes didactylus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Miranda, F., Meritt, D.A., Tirira, D.G. & Arteaga, M. 2014. Cyclopes didactylus. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T6019A47440020.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.