Sifaka-sedoso

Fotografia por Jeff Gibbs, CC BY-SA

Local da foto: Parque Nacional de Marojejy, Madagascar

 NIKON D200 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 110mm  •  Abertura: f/4.5  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 24/09/2006
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Sifaka-sedoso

Propithecus candidus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Primates
Família Indriidae
Gênero Propithecus
Nome Científico Propithecus candidusA. Grandidier, 1871
Nome Inglês Silky Sifaka, Silky Simpona
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2014)

Descrição

O sifaka-sedoso é uma espécie de lêmure da família Indriidae. Apelidado de "anjo da floresta" devido a sua pelagem branca cremosa, o sifaka-sedoso é um primata impressionante e altamente distinto.

A pelagem branca, sedosa e longa do sifaka-sedoso, que às vezes é tingida com tons de prata no topo da cabeça, no dorso e membros, contrasta com a face preta e sem pelos e com os olhos de uma cor laranja profundo. A parte inferior do dorso e da base da cauda às vezes pode ser mais escura e sem cor, e machos adultos muitas vezes têm uma grande mancha marrom no peito, causada pela marcação de cheiro usando uma glândula no peito. Alguns espécimes não têm pigmento de pele na face e em outras áreas, e como consequência têm manchas rosadas de tamanho variável.

O sifaka-sedoso é uma das maiores espécies de sifaka, com um comprimento cabeça-corpo de 48 a 54 cm, uma cauda com 45 a 51 cm de comprimento, um comprimento total de 93 a 105 cm e peso entre 5 e 6,5 kg.

Biologia

O sifaka-sedoso é um lêmure diurno que começa seu dia ao amanhecer, quando ele começa a forragear. Folhas jovens e maduras, frutos e sementes compõem 75% da dieta do sifaka, enquanto cerca de 15% é de flores e os 10% restantes compreendem casca e terra. Quando não está se alimentando ou procurando comida, o sifaka-sedoso pode ser encontrado descansando na copa das árvores (cerca de 45% do dia é gasto dessa maneira) ou interagindo com outros membros do grupo.

O sifaka-sedoso vive em grupos de 2 a 9 indivíduos. Pequenos grupos consistem de dois adultos com seus descendentes, enquanto grupos maiores podem conter mais de um casal reprodutor. Liderado pelas fêmeas, um grupo viaja aproximadamente 700 m por dia, ao redor de um território de até 44 hectares.

O acasalamento do sifaka-sedoso ocorre principalmente entre novembro e janeiro e os filhotes nascem em junho ou julho. A fêmea dá à luz a um único filhote a cada dois anos, embora nascimentos em anos consecutivos também já foram observados. Inicialmente, o pequeno filhote se agarra na barriga da mãe e, mais tarde, ele vai andar em suas costas enquanto ela viaja pela floresta. Indicando os fortes laços dentro dos grupos do sifaka-sedoso, outros membros do grupo, não só a mãe, foram observados participando do cuidado dos filhotes - carregando, higienizando e brincando com os filhotes.

O único predador do sifaka-sedoso, além do ser humano, é a fossa (Cryptoprocta ferox), um carnívoro semelhante a um gato encontrado apenas em Madagascar.

Habitat

O sifaka-sedoso habita florestas tropicais úmidas e geralmente é encontrado com mais frequência entre 700 e 1.875 m de altitude.

Distribuição

O sifaka-sedoso é uma espécie endêmica de Madagascar. Ele tem uma área de ocorrência muito restrita no nordeste da ilha, que inclui as florestas úmidas que se estendem desde Maroantsetra até o nordeste de Makira, Reserva Especial Anjanaharibe-Sud e Parque Nacional Marojejy. No entanto, os limites precisos de sua distribuição são desconhecidos. Dentro dessa estreita área de ocorrência, o sifaka-sedoso ocorre em baixas densidades e sua distribuição é fragmentada.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Silky Sifaka." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 31 Mar. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Silky Sifaka fact file on ARKive.
  • Correa, M. 2013. "Propithecus candidus" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Andriaholinirina, N., Baden, A., Blanco, M., Chikhi, L., Cooke, A., Davies, N., Dolch, R., Donati, G., Ganzhorn, J., Golden, C., Groeneveld, L.F., Irwin, M., Johnson, S., Kappeler, P., King, T., Lewis, R., Louis, E.E., Markolf, M., Mass, V., Mittermeier, R.A., Nichols, R., Patel, E., Rabarivola, C.J., Raharivololona, B., Rajaobelina, S., Rakotoarisoa, G., Rakotomanga, B., Rakotonanahary, J., Rakotondrainibe, H., Rakotondratsimba, G., Rakotondratsimba, M., Rakotonirina, L., Ralainasolo, F.B., Ralison, J., Ramahaleo, T., Ranaivoarisoa, J.F., Randrianahaleo, S.I., Randrianambinina, B., Randrianarimanana, L., Randrianasolo, H., Randriatahina, G., Rasamimananana, H., Rasolofoharivelo, T., Rasoloharijaona, S., Ratelolahy, F., Ratsimbazafy, J., Ratsimbazafy, N., Razafindraibe, H., Razafindramanana, J., Rowe, N., Salmona, J., Seiler, M., Volampeno, S., Wright, P., Youssouf, J., Zaonarivelo, J. & Zaramody, A. 2014. Propithecus candidus. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T18360A16115622.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.