Rinoceronte-negro

Fotografia por Uwe Günther, CC0

Local da foto: Parque Nacional Etosha, Namíbia

 NIKON D5100 (NIKON CORPORATION)
Distância Focal: 500mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/800s  •  ISO: 160
Data em que a foto foi tirada: 22/09/2013
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rinoceronte-negro

Diceros bicornis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Rhinocerotidae
Gênero Diceros
Nome Científico Diceros bicornis(Linnaeus, 1758)
Nome Inglês Black Rhinoceros, Hook-lipped Rhinoceros
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2012)

Descrição

O rinoceronte-negro é um grande mamífero da família Rhinocerotidae e a mais conhecida das cinco espécies existentes de rinocerontes, com sua reputação agressiva e campanhas de conservação internacional altamente divulgadas.

O rinoceronte-negro, assim como o rinoceronte-branco (Ceratotherium simum), tem dois chifres no crânio feitos de queratina, sendo que o primeiro chifre é maior e geralmente tem 50 cm de comprimento, mas excepcionalmente pode chegar a 1,4 m de comprimento. Estes chifres são usados para sua defesa, intimidação e para desenterrar raízes e quebrar galhos durante a alimentação. O rinoceronte-negro é menor que o rinoceronte-branco e tem o lábil superior pontudo e preênsil, usado para agarrar folhas e galhos ao se alimentar. O rinoceronte-branco tem lábios quadrados usados para pastar. O rinoceronte-negro também pode ser distinguido do rinoceronte-branco pelo tamanho menor do seu crânio e orelhas e pela posição da cabeça, que fica mais elevada do que a do rinoceronte-branco, pois o rinoceronte-negro é um explorador e não um pastador. A cor do rinoceronte-negro pode variar da marrom a marrom-escura, mas no geral, sua cor é cinza.

Um rinoceronte-negro adulto tem entre 1,3 e 1,8 m de altura (ombros) e entre 2,8 e 3,8 m de comprimento, além de uma cauda com cerca de 60 cm de comprimento. Um adulto geralmente pesa entre 800 e 1.400 kg, porém machos excepcionalmente grandes já foram relatados com 2.199 a 2.896 kg. As fêmeas são menores do que os machos.

Biologia

Usando seu lábio preênsil o rinoceronte-negro se alimenta de folhas e ramos de uma variedade de plantas lenhosas e ervas. O forrageamento geralmente ocorre no frio do amanhecer e ao anoitecer; ele passa a maior parte do dia descansando na sombra ou chafurdando na lama em buracos com água rasa, revestindo sua pele com lama para protegê-la do sol forte e para evitar picadas de moscas.

O rinoceronte-negro é um animal principalmente solitário. Ele tem visão fraca, mas olfato e audição bem desenvolvidos. É um animal curioso e geralmente agressivo com seres humanos e outros animais.

O período de gestação do rinoceronte-negro é de 15 a 16 meses e a fêmea dá à luz um único filhote a cada dois ou quatro anos. O filhote nascem com peso entre 35 e 50 kg. Os nascimentos podem ocorrer ao longo do ano e cada filhote tende a permanecer com sua mãe até o nascimento do próximo filhote. As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 5 e 7 anos de idade, e os machos, entre 7 e 8 anos de idade.

A expectativa de vida do rinoceronte-negro na natureza, em condições naturais (sem pressão de caça), é de 35 a 50 anos.

Habitat

O rinoceronte-negro vive em vários habitats, desde desertos até savanas tropicais e subtropicais.

Distribuição

Historicamente, o rinoceronte-negro era encontrado em grande parte da África Subsaariana, com exceção da Bacia do Congo e em outras áreas de floresta equatorial da África Ocidental. A recente dizimação do rinoceronte-negro restringiu a espécie a populações fragmentadas, predominantemente em reservas no Quênia, Tanzânia, Namíbia, Zimbábue, África do Sul, Camarões, Malawi e Suazilândia.

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Black Rhinoceros." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Apr. 2017. Web. 5 Apr. 2017.
  • Black Rhinoceros fact file on ARKive.
  • Kurnit, J. 2009. "Diceros bicornis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Emslie, R. 2012. Diceros bicornis. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T6557A16980917.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.