Rinoceronte-de-java

Copyright © Alain Compost

Local da foto: Parque Nacional Ujung Kulon, Java

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Rinoceronte-de-java

Rhinoceros sondaicus
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Perissodactyla
Família Rhinocerotidae
Gênero Rhinoceros
Nome Científico Rhinoceros sondaicusDesmarest, 1822
Nome Inglês Javan Rhinoceros, Sunda Rhinoceros, Lesser One-horned Rhinoceros
Estado de Conservação CR  - Criticamente em Perigo (IUCN / 2008)

Descrição

O rinoceronte-de-java, conhecido também como rinoceronte-de-sunda, é um membro muito raro da família Rhinocerotidae, uma das cinco espécies ainda existentes de rinocerontes e um dos mamíferos mais raros do mundo.

O rinoceronte-de-java tem um único chifre no focinho que, como todos os chifres de rinocerontes, não tem uma composição óssea, mas é composto de fibras de queratina. Seu chifre é o menor de todas as espécies de rinocerontes, geralmente tem menos de 20 cm de comprimento e somente machos adultos têm chifres. O rinoceronte-de-java tem o lábio superior longo e pontudo. Como todos os rinocerontes, essa espécie tem um olfato muito bom e uma boa audição, mas a visão é muito fraca.

O rinoceronte-de-java pertence ao mesmo gênero do rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis) e tem uma aparência semelhante. Sua pele é cinza e tem uma aparência de armadura blindada causada pelas dobras profundas da pele sem pelos. Ele é menor do que o rinoceronte-indiano e tem entre 2 e 4 m de comprimento, entre 1,4 e 1,7 m de altura - na verdade, ele está mais próximo em tamanho do rinoceronte-negro (Diceros bicornis). Seu peso varia entre 900 e 2.300 kg.

Biologia

O rinoceronte-de-java é um animal solitário, com exceção de casais reprodutores e mães com filhotes. Às vezes, eles se reúnem em pequenos grupos em salinas e locais com lama onde podem chafurdar. Chafurdar na lama é um comportamento comum para todos os rinocerontes, pois isso permite manter o corpo em uma temperatura mais fresca e ajuda a prevenir doenças e parasitas.

O rinoceronte-de-java é uma espécie herbívora. Sua dieta é composta de diversas espécies de plantas, especialmente seus brotos, galhos, folhagens novas e frutos caídos. Estima-se que essa espécie come diariamente 50 kg de alimento. Assim como o rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis), ele precisa de sal em sua dieta. As salinas, comuns em sua área de ocorrência histórica, não existem no Parque Nacional Ujung Kulon em Java, mas os rinocerontes têm sido observados bebendo água do mar, provavelmente pela mesma necessidade nutricional.

A fêmea do rinoceronte-de-java atinge a maturidade sexual com cerca de 5 a 7 anos de idade, enquanto o macho amadurece mais tarde, geralmente com cerca de 10 anos. A taxa de reprodução dessa espécie é relativamente lenta - a fêmea dá à luz a um único filhote a cada três anos, após um período de gestação presumido de 15 a 16 meses, como em outros rinocerontes. O rinoceronte-de-java pode viver entre 30 e 45 anos.

Habitat

O rinoceronte-de-java habita florestas densas com áreas com lama para chafurdar e muita água, mostrando uma preferência por locais de baixa altitude.

Distribuição

Historicamente distribuído no sudeste da Ásia, o rinoceronte-de-java era encontrado até 2010 apenas em duas pequenas áreas - uma no Vietnã e outra em Java. Em 2010, a subespécie do Vietnã (Rhinoceros sondaicus annamiticus) foi extinta. Agora resta apenas a subespécie de Java (Rhinoceros sondaicus sondaicus), que é encontrada em uma única população dentro do Parque Nacional Ujung Kulon em Java.

Continentes de Ocorrência

Ásia

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Javan Rhinoceros." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 4 Apr. 2017. Web. 7 Apr. 2017.
  • Javan Rhinoceros fact file on ARKive.
  • van Strien, N.J., Steinmetz, R., Manullang, B., Sectionov, Han, K.H., Isnan, W., Rookmaaker, K., Sumardja, E., Khan, M.K.M. & Ellis, S. 2008. Rhinoceros sondaicus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T19495A8925965.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.