Raposa-veloz

Copyright © Gerard W. Beyersbergen

Local da foto: Alberta, Canadá

  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Raposa-veloz

Vulpes velox
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Vulpes
Nome Científico Vulpes velox(Say, 1823)
Nome Inglês Swift Fox
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2016)

Descrição

A raposa-veloz é uma espécie de mamífero da família Canidae.

A pele da raposa-veloz é cinza-clara com uma coloração alaranjada/bege nas laterais e nas pernas. A garganta, peito, parte inferior e dentro das orelhas são branco creme. A cauda é espessa e com uma marca preta na ponta. Em cada lado do focinho há uma mancha preta.

Um espécime adulto pesa entre 2 e 3 kg, tem cerca de 30 cm de altura e 80 cm de comprimento (da cabeça a ponta da cauda). Ela tem aproximadamente o tamanho de um gato-doméstico (Felis catus). Machos e fêmeas são semelhantes na aparência, mas os machos são um pouco maiores.

Biologia

A raposa-veloz realmente é bem rápida, chegando a velocidades de mais de 50 km/h. Sua velocidade ajuda a capturar presas e fugir de predadores. Ela também se abriga em tocas para se esconder de predadores. Suas tocas são subterrâneas, geralmente de 2 a 4 m de comprimento e com 4 entradas. É uma espécie principalmente noturna. Suas atividades durante o dia se limitam a cavernas e variam sazonalmente. No inverno, as raposas podem tomar sol durante o período quente do meio-dia, enquanto que no verão, só saem de suas tocas no início da noite ou durante a noite.

A dieta da raposa-veloz varia sazonalmente dependendo do que está disponível. Geralmente come qualquer presa viva que puder capturar. Sua dieta inclui pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, insetos e até mesmo frutas e gramíneas.

Os espécimes às vezes formam casais para toda a vida, mas não necessariamente acasalam com o mesmo parceiro a cada ano. Os machos da raposa-veloz atingem a maturidade sexual e acasalam em um ano, enquanto as fêmeas podem esperar até o segundo ano antes do acasalamento. A época de reprodução dos espécimes no Canadá começa em março. O período de gestação é de 50 a 60 dias e os filhotes nascem em meados de maio. A época de reprodução dos espécimes mais ao sul nos Estados Unidos começa no final de dezembro, início de janeiro, e os filhotes nascem em março e início de abril. A raposa-veloz tem apenas uma ninhada por ano, nascendo de 2 a 6 filhotes. Os filhotes nascem em uma toca subterrânea e, geralmente, permanecem lá por cerca de um mês. Os filhotes são desmamados com 6 ou 7 semanas de idade, mas geralmente permanecem com os pais até o outono.

A raposa-veloz geralmente vive entre 3-6 anos na natureza, mas pode viver até 14 anos em cativeiro.

Habitat

A raposa-veloz vive principalmente em desertos e pradarias com relva baixa, e fazem suas tocas em solos arenosos, em pradarias abertas, ao longo de cercas ou em campos arados.

Distribuição

A raposa-veloz é nativa da região das Grandes Planícies da América do Norte, e seu alcance se estende do norte até a parte central de Alberta, no Canadá, e ao sul até o Texas. Ocorre também do oeste de Iowa ao Colorado, Kansas, Wyoming, Nebraska e Montana.

Ameaças

A raposa-veloz tem enfrentado perdas de habitat devido ao desenvolvimento agrícola, industrial e urbano. Centenas de raposas foram mortas acidentalmente durante o início da década de 1930 pelos programas de controle de predadores que visavam eliminar lobos, coiotes, e esquilos terrestres das pradarias. Em 1978, a espécie foi declarada extinta no Canadá. Existem atualmente populações de raposas-velozes nos Estados Unidos, de Dakota do Sul até o Texas. No entanto, a população está estável apenas na parte central da sua área de ocorrência. Várias coisas podem ser feitas para tentar evitar a perda da espécie e incentivar a repopulação dessas raposas. Preservar os habitats das raposas é crucial. Além disso, a reprodução em cativeiro pode ajudar a aumentar o número de raposas.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Norte

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Swift Fox." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 3 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Resmer, K. 1999. "Vulpes velox" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Moehrenschlager, A. & Sovada, M. 2016. Vulpes velox. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T23059A57629306.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.