Raposa-pálida

Copyright © Markus Lilje / Rockjumper Birding Tours

Local da foto: Região do Extremo Norte, Camarões

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/5.6  •  Tempo de Exposição: 1/200s  •  ISO: 640
Data em que a foto foi tirada: 11/05/2011
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Raposa-pálida

Vulpes pallida
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Vulpes
Nome Científico Vulpes pallida(Cretzschmar, 1827)
Nome Inglês Pale Fox, African Sand Fox, Pallid Fox
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2012)

Descrição

A raposa-pálida é uma espécie de mamífero da família Canidae e uma das espécies de raposas menos conhecidas e estudadas, talvez em parte devido à sua pelagem clara e cor de areia que combina com o seu habitat de deserto, e seu comportamento noturno. Suas grandes orelhas parecem enormes em relação ao seu corpo pequeno, mas são típicas de canídeos que habitam desertos.

A raposa-pálida tem um corpo baixo e alongado, pernas relativamente curtas e um focinho estreito. Suas orelhas são longas e arredondadas nas pontas. A cauda é longa e tem pelo menos metade do comprimento do seu corpo. A ponta da cauda é preta. A parte superior do seu corpo é clara e de cor arenosa, e a parte inferior é branca. As pupilas de seus olhos geralmente parecem elípticas na luz forte. O olho dessa raposa é rodeado por um anel escuro.

A raposa-pálida é um canídeo relativamente pequeno - tem um comprimento (cabeça-corpo) de 38 a 45 cm, mais uma cauda entre 23 e 29 cm e um peso entre 2 e 3,6 kg.

Biologia

Acredita-se que as noturnas raposas-pálidas vivem em pequenos grupos familiares consistindo de um macho adulto, uma fêmea adulta e seus filhotes. Elas cavam tocas extensas, descendo de 2 a 3 m e que se estendem até 15 m, com as câmaras internas revestidas com vegetação seca. Essas tocas permitem as raposas fugir do calor do dia até o anoitecer, quando emergem para buscar alimento. As raposas-pálidas se alimentam de frutas, frutos e matéria vegetal, e possuem molares bem desenvolvidos adaptados para esta dieta, em grande parte herbívora. No entanto, às vezes também capturam e comem pequenos animais, como roedores, lagartos e invertebrados. De sua dieta, as raposas-pálidas obtêm umidade suficiente para sobreviver por longas, secas e quentes estações do seu habitat de deserto.

Acredita-se também que as raposas-pálidas dão à luz ninhadas de 3 a 4 filhotes, após um período de gestação de apenas sete a oito semanas. O desenvolvimento das jovens raposas é igualmente rápido, com o desmame dos filhotes ocorrendo depois de seis a oito semanas. Uma raposa-pálida em cativeiro viveu até os três anos de idade, mas acredita-se que na natureza vivem, pelo menos, o dobro dessa idade.

Habitat

A raposa-pálida habita desertos arenosos, pedregosos e áreas semidesérticas, aventurando-se ao sul em direção às savanas mais úmidas.

Distribuição

A raposa-pálida ocupa a faixa do Sahel Africano, sul do Saara, do Oceano Atlântico ao Mar Vermelho.

Ameaças

Acredita-se que a raposa-pálida seja relativamente bem difundida e atualmente não é considerada uma espécie ameaçada de extinção. No entanto, potenciais ameaças para esta espécie incluem quaisquer alterações no seu habitat e ocasionais perseguições após capturar aves domésticas.

Subespécies

  • Vulpes pallida pallida
  • Vulpes vulpes cyrenaica
  • Vulpes pallida edwardsi
  • Vulpes pallida harterti
  • Vulpes pallida oertzeni

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Pale fox." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 14 Mar. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Pale Fox fact file on ARKive.
  • Canid Specialist Group.
  • Darden, C. 1999. "Vulpes pallida" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Sillero-Zubiri, C. & Wacher, T. 2012. Vulpes pallida. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T23052A16813736.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.