Raposa-orelhas-de-morcego

Fotografia por Marie and Alistair Knock, CC BY-NC-SA

Local da foto: Parque Transfronteiriço de Kgalagadi, África do Sul

 Canon EOS 7D (Canon)
Distância Focal: 300mm  •  Abertura: f/6.3  •  Tempo de Exposição: 1/160s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 11/06/2012
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Raposa-orelhas-de-morcego

Otocyon megalotis
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Otocyon
Nome Científico Otocyon megalotis(Desmarest, 1822)
Nome Inglês Bat-eared Fox
Estado de Conservação LC  - Pouco Preocupante (IUCN / 2014)

Descrição

A raposa-orelhas-de-morcego, conhecida também como Otócion, é uma espécie de mamífero da família Canidae.

Seu nome comum é uma referência as suas distintas orelhas que tem o formato parecido com as asas de morcego, e que podem crescer até 14 cm de comprimento. As orelhas são importantes em muitos aspectos da vida da raposa-orelhas-de-morcego, desde a comunicação até a busca por comida. O nome científico desse canídeo, Otocyon, é derivado da palavra Grega "otus" para orelha e "cyon" para cão, enquanto o nome "megalotis" vem da palavra Grega "mega" para grande e "otus" para orelha.

A cor da pelagem pode variar do amarelo pálido até uma cor de mel intensa, dependendo de onde o indivíduo é encontrado e quantos anos tem. O focinho da raposa-orelhas-de-morcego é preto acinzentado na parte superior, com as laterais mais claras. O focinho é maior do que o de outras espécies de raposa. A raposa-orelhas-de-morcego tem dentes muito pontudos, o que lhe permite mastigar rapidamente o seu alimento preferido (insetos) de forma eficiente para ajudar na digestão.

A raposa-orelhas-de-morcego tem entre 46 e 66 cm de comprimento (cabeça-corpo) e o seu peso varia entre 3 e 5,3 kg.

Biologia

A maior parte da dieta da raposa-orelhas-de-morcego consiste de pequenos invertebrados, como formigas e cupins. Essa espécie forrageia principalmente à noite ou durante períodos nublados do dia, mantendo seu estilo de vida noturna. A raposa-orelhas-de-morcego usa suas grandes orelhas durante o forrageamento, posicionando-as para apontar para o chão para captar sons produzidos por invertebrados. Essa espécie também pode ser observada cavando o solo usando suas patas dianteiras para alcançar presas no subsolo. As grandes orelhas também são muito importantes na comunicação entre os indivíduos.

A raposa-orelhas-de-morcego geralmente é uma espécie monogâmica que demonstra pouca territorialidade, e os membros dessa espécie geralmente sobrepõem territórios. A fêmea dá à luz de 1 a 5 filhotes, após um período de gestação de 2 meses. O macho da raposa-orelhas-de-morcego permanece próximo da fêmea durante toda a época de reprodução. Após o nascimento dos filhotes, o macho costuma ficar próximo da toca para proteger os filhotes, enquanto a fêmea sai para procurar alimento para manter sua produção de leite.

Querendo ou não, o forrageamento da raposa-orelhas-de-morcego em grupos depende da disponibilidade de presas. Se houver grandes enxames de insetos, grupos de 2 a 15 raposas podem ser encontrados forrageando juntas. Quando houver menos presas disponíveis, essa espécie tende a forragear sozinha ou em pares.

A raposa-orelhas-de-morcego adulta está sujeita a predação por grandes carnívoros, tais como leões, leopardos, guepardos, hienas-pintadas, hienas-marrons e cães-selvagens-africanos. Os filhotes também são vulneráveis à predação por carnívoros menores, como o chacal-de-dorso-preto (Canis mesomelas), enquanto aves de rapina, como a águia-marcial, ocasionalmente podem ser uma ameaça.

Habitat

Apesar de ocasionalmente ser vista em matas abertas, a raposa-orelhas-de-morcego prefere habitats de savana com relva baixa onde grandes herbívoros, como gnus e antílopes, pastam e pisoteiam a área. Muitas vezes, a raposa-orelhas-de-morcego é encontrada em regiões recém-queimadas da árida savana, pois isso também deixa o ambiente com relva baixa.

A raposa-orelhas-de-morcego, no entanto, precisa de algum tipo de vegetação arbustiva ou relva alta para descansar durante os períodos mais quentes do dia, e também para se esconder entre a vegetação mais alta para fugir de predadores.

Distribuição

A raposa-orelhas-de-morcego é endêmica da África. Existem duas populações conhecidas: uma ocorre da Etiópia e sul do Sudão até a Tanzânia; a outra ocorre do sul de Angola e Rodésia até a África do Sul.

Ameaças

A raposa-orelhas-de-morcego é caçada por sua pele, particularmente em Botsuana, onde ela tem um valor comercial significativo para a população local. Outras ameaças à raposa-orelhas-de-morcego incluem doenças, como a raiva, a parvovirose canina e o vírus da cinomose canina. A raiva é uma das principais causas de mortes para essa espécie, causando até 90% da mortalidade em grandes surtos.

Ameaças comuns para outros carnívoros africanos de médio porte também podem se aplicar à raposa-orelhas-de-morcego. A fragmentação do habitat é sempre um perigo crescente, com áreas de fazendas na Namíbia mantendo uma comunidade de raposas-orelhas-de-morcego muito mais reduzida do que áreas de parques nacionais protegidas.

Subespécies

  • Otocyon megalotis virgatus
  • Otocyon megalotis megalotis

Continentes de Ocorrência

África

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Bat-eared Fox." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 18 Feb. 2017. Web. 28 Mar. 2017.
  • Bat-eared Fox fact file on ARKive.
  • Thomson, P. 2002. "Otocyon megalotis" (On-line), Animal Diversity Web.
  • Hoffmann, M. 2014. Otocyon megalotis. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T15642A46123809.

Fotos da Espécie

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.