Raposa-do-deserto-peruano

Fotografia por David Cook, CC BY-NC

Local da foto: Lambayeque, Peru

 DSLR-A700 (SONY)
Distância Focal: 200mm  •  Abertura: f/5.0  •  Tempo de Exposição: 1/640s  •  ISO: 400
Data em que a foto foi tirada: 21/06/2009
  NÃO reproduza o conteúdo deste site sem autorização!

Raposa-do-deserto-peruano

Lycalopex sechurae
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Mammalia
Ordem Carnivora
Família Canidae
Gênero Lycalopex
Nome Científico Lycalopex sechurae(Thomas, 1900)
Nome Inglês Peruvian Desert Fox, Sechuran Desert Fox, Sechura Fox
Estado de Conservação NT  - Quase Ameaçada (IUCN / 2017)

Descrição

A raposa-do-deserto-peruano, conhecida também como raposa-de-sechura, raposa-do-deserto-sechurano, é uma espécie de mamífero da família Canidae e a menor espécie do gênero Lycalopex. Apesar do nome, a raposa-do-deserto-peruano não é uma raposa verdadeira, assim como todos os membros do gênero Lycalopex.

A raposa-do-deserto-peruano é um canídeo pequeno, pesando entre 2,6 e 4,2 kg, com um comprimento de corpo entre 50 e 78 cm e uma cauda de 27 a 34 cm. Tem uma cabeça pequena, com orelhas relativamente longas (cerca de dois terços do comprimento da cabeça) e um focinho pequeno. Sua pele é cinza aguti sobre a maior parte do corpo, e branco ou creme nas partes inferiores. Atrás das orelhas, ao redor dos olhos e nas pernas existem marcas marrons avermelhadas. O focinho é cinza-escuro e uma faixa cinza atravessa o peito. Sua cauda tem uma ponta preta. Tem dentes pequenos, adaptados para se alimentar de insetos e plantas secas, com dentes caninos como os de uma raposa.

Biologia

A raposa-do-deserto-peruano é noturna e passa as horas do dia em uma toca cavada no chão. Geralmente é solitária, embora seja vista ocasionalmente viajando em pares. Os filhotes nascem em outubro e novembro, embora pouco se sabe sobre o seu comportamento reprodutivo. É um animal oportunista, onívoro e generalista, e sua dieta varia muito dependendo da estação e local do habitat. Já foi vista se alimentando de sementes, especialmente da Prosopis juliflora e alcaparra, bem como os frutos das plantas do gênero Cordia e da planta Mito. É capaz de sobreviver com uma dieta totalmente herbívora quando necessário. No entanto, geralmente se alimenta de insetos, roedores, ovos de aves e carniça. Provavelmente pode sobreviver por longos períodos sem beber água, sobrevivendo da água obtida de seus alimentos.

Pouco se sabe sobre o comportamento social dessa espécie. Grupos com mais de três indivíduos são raros, e geralmente observados somente em casos onde as fontes de alimentos estão concentradas.

Habitat

A raposa-do-deserto-peruano ocupa habitats que vão de desertos de areia com baixa densidade de plantas até áreas agrícolas e florestas secas. É encontrada em elevações de pelo menos 1.000 m de altitude, e possivelmente muito mais.

Distribuição

A raposa-do-deserto-peruano pode ser encontrada na zona costeira do noroeste do Peru e sudoeste do Equador.

Ameaças

As ameaças mais importantes para a raposa-do-deserto-peruano são o mercado de artesanato e amuletos, e a perseguição humana devido aos ataques aos animais domésticos. A espécie também enfrenta alguma pressão em áreas agrícolas e também por causa da urbanização e degradação do habitat; a redução ou perda de habitat é considerada a principal ameaça para essa espécie no Equador.

Subespécies

Continentes de Ocorrência

América do Sul

Elaboração e Tradução de Texto (Inglês / Espanhol para Português)

  • Terra Selvagem (by LS).

Referências

  • Wikipedia contributors. "Sechuran Fox." Wikipedia, The Free Encyclopedia. Wikipedia, The Free Encyclopedia, 24 Fev 2017. Web. 28 Mar 2017.
  • Canid Specialist Group.
  • Cossios, D. 2017. Lycalopex sechurae. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T6925A86074993. Acessado em 05 Abr 2018.

Mais Espécies de Mamíferos

Conheça mais espécies de Mamíferos selecionadas pelo Terra Selvagem.

Você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Saiba que dependemos exclusivamente de anúncios para manter o Terra Selvagem no ar.

Para continuar navegando, desabilite seu bloqueador de anúncios ou adicione o endereço www.terraselvagem.com à lista branca de sites do seu bloqueador de anúncios.